Em 5 de dezembro, celebrou-se o Dia Internacional do Voluntário, uma data que reconhece o trabalho e a dedicação de milhões de pessoas que doam seu tempo e suas habilidades para causas sociais, ambientais e humanitárias. A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, busca fomentar o trabalho voluntário e o protagonismo social entre seus(suas) colaboradores(as), familiares, prestadores(as) de serviço e parceiros(as) por meio do Programa Voluntariar que, em mais 20 anos de existência, estimula iniciativas voltadas para educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão.
O voluntariado é uma forma de exercer a cidadania, de promover a solidariedade e de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Na Suzano, há um direcionador de cultura que diz: “Só é bom para nós se for bom para o mundo”, alinhado a esta afirmação, nos últimos cinco anos, no Brasil, mais de 10.500 voluntários(as) estiveram engajados(as) em iniciativas da companhia, com 49.825 horas voluntárias totais, beneficiando cerca de 114 mil pessoas diretas e indiretas por suas ações.
Os dados parciais de 2023 revelam uma continuidade vibrante no compromisso social do programa Voluntariar da companhia: mais de 2.700 voluntários(as) demonstraram um engajamento sólido de 13%. A diversidade também ganha destaque, com 69% de participação masculina, 40% feminina e significativos 52% de pessoas negras.
No Maranhão, o Voluntariar já se consolidou e agrega colaboradores(as), familiares e prestadores de serviço que dedicam seu tempo e talento, buscando uma transformação social em todo o estado. Iniciativas como Formare, Contribuindo Para o Futuro, Campanha de doação de sangue - Amigos da Vida, Mostre Seu Amor Pelo Rio Tocantins, Ações de Plantio e Voluntariar em Ação ganham contornos maiores com um time expressivo de pessoas participando.
A exemplo do Mostre Seu Amor Pelo Rio Tocantins, que aconteceu no mês de setembro deste ano e reuniu mais de 520 voluntários e voluntárias, entre colaboradores(as) da empresa, familiares, prestadores(as) de serviço, comunidade em geral, defesa civil e órgãos públicos que realizaram um mutirão de coleta de resíduos nas praias de Imperatriz. Cerca de 1,5 toneladas de resíduos na margem do Rio foram coletados pelos voluntários (as).
O Formare é outro exemplo positivo. O programa atua em prol da educação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e sua capacitação para o mercado de trabalho. Na unidade de Imperatriz dos 138 jovens já formados(as), 50% foram absorvidos pela Suzano como colaboradores(as), prestadores(as) de serviço e estagiários(as). O programa é desenvolvido na unidade desde 2014 e conta com mais de 700 voluntários(as) envolvidos(as) na formação dos jovens aprendizes, compartilhando talentos e experiências e reafirmando o compromisso da companhia, de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação.
A Coordenadora do Programa Voluntariar e Projeto de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi, ressalta como a atuação voluntária dos colaboradores e colaboradoras pode contribuir para uma mudança social. “Atuar como voluntário é ser agente de transformação, estimula o engajamento social, promove a cidadania, solidariedade e faz a diferença na sociedade. Muitas vezes as pessoas acreditam que precisam de algo grandioso para fazer parte desta causa, mas a vontade de compartilhar aquilo que se tem ou que se sabe pode colaborar muito para fortalecer o protagonismo social e, consequentemente, contribuir de forma positiva para construção de uma sociedade melhor,” finaliza.