Programas Sociais e Parcerias
Temos projetos de desenvolvimento social por todo o Brasil, além de parcerias que nos ajudam a impulsionar o crescimento local. Conheça algumas de nossas iniciativas.
Programas Sociais
Conheça alguns exemplos de nossos programas
Para reduzir a pobreza, é preciso investir em educação. Por isso, criamos o Programa Suzano de Educação (PSE), que investe na melhoria do ensino público.
O foco é a formação integral de estudantes nas diferentes etapas da vida, considerando os aspectos intelectual, físico, emocional, cultural e social. A atuação ocorre por meio da qualificação de profissionais de educação da rede pública de ensino; da articulação intersetorial entre educação, saúde e assistência social; e do estímulo para que famílias e comunidades se envolvam mais na vida escolar.
Em 2023, cerca de 136 mil pessoas participaram ou foram beneficiadas pela iniciativa. Para mais detalhes sobre o Programa, acesse o site Suzano na Educação.
A iniciativa busca estimular a produção sustentável de mel nas regiões em que atuamos. Para isso, autorizamos o acesso de apicultores e apicultoras às áreas de plantio de eucalipto, nas quais instalamos apiários. O programa possui parcerias com associações e cooperativas; oferta treinamento e assistência técnica produtiva; investe em estruturas de beneficiamento de mel e derivados; e apoia a comercialização dos produtos nas esferas local, regional e nacional.
Um exemplo importante da abrangência do Colmeias é a parceria com a Fundação Banco do Brasil no Tocantins, que beneficia diretamente 800 pessoas, fortalecendo a cadeia produtiva do mel e promovendo a Bioeconomia na Amazônia Legal.
Parcerias
Nossa parceria com o Funbio tem o objetivo de promover o extrativismo sustentável, fortalecendo a gestão, produção e comercialização de produtos de comunidades do Maranhão. A iniciativa beneficiará mais de 1,5 mil pessoas até 2024.
Amazônia
O objetivo é fortalecer e dar escala à cadeia produtiva do mel, e promover a Bioeconomia na região da Amazônia Legal. O projeto prevê o investimento de mais de R$ 1,2 milhão em assistência técnica, materiais e na construção de uma unidade de beneficiamento de mel no estado do Tocantins. A iniciativa beneficiará 800 pessoas até 2025.
Espírito Santo e Bahia
Com foco na produção sustentável de mandioca, o projeto ajuda a melhorar os processos produtivos da raiz, disponibiliza infraestrutura para produção sustentável, aprimora práticas de processamento, agrega valor aos produtos finais e, consequentemente, amplia a renda das famílias participantes. Mais de 800 pessoas serão beneficiadas até 2025.
O projeto promove a conservação e a restauração ecológica, apoiando o desenvolvimento socioeconômico na região da Amazônia no Brasil, entre os estados do Pará e do Maranhão. A iniciativa deverá impactar mais de 2,4 mil pessoas até 2026 e vai ajudar a fortalecer organizações, produtores e empresas locais; contribuir para a segurança alimentar; e estimular modelos de restauração florestal.
No Mato Grosso do Sul, a parceria com o IABS tem foco na agricultura familiar. O objetivo é implantar tecnologias de baixa emissão de carbono, promover a segurança alimentar, oferecer assistência técnica contínua e fortalecer as organizações locais. Cerca de 670 pessoas serão beneficiadas pela iniciativa até 2024.
Ao lado do Sebrae, desenvolvemos o Projeto Semente, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade em 56 municípios de São Paulo. O foco da iniciativa é no empreendedorismo e mais de 2,5 mil pessoas serão beneficiadas até 2024, por meio de capacitações, mentorias e acompanhamento no mercado de trabalho.
Tocantins
Em parceria com o BNDES, desenvolvemos um projeto no Tocantins para promover o empreendedorismo na população de baixa renda e em comunidades tradicionais. A iniciativa é implementada pelo Instituto Meio e deve beneficiar mais de 2,6 mil pessoas até 2025.
Para promover a empregabilidade de jovens pelo Brasil, firmamos esta parceria que promove capacitação online e geração de oportunidades. A expectativa é formar mais de 70 mil jovens até 2025.
Com atuação no sudeste do Pará, o objetivo da iniciativa é fortalecer as organizações, promover a segurança alimentar, estimular o ecoturismo comunitário e fortalecer o empreendedorismo. A iniciativa atingirá 1,4 mil pessoas até 2024.
Atuação regional
Buscamos crescer com os municípios brasileiros que recebem nossas operações. Nutrimos o diálogo com as comunidades em que atuamos para entender suas principais necessidades. A partir disso, ao lado de parceiros e parceiras, propomos projetos e ações de desenvolvimento socioeconômico nas regiões em que atuamos. Conheça detalhes da nossa atuação regional na página Comunidades Vizinhas.
Podemos ajudar?
Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.