Direitos Humanos
Os Direitos Humanos asseguram globalmente a todas as pessoas direitos básicos, como à vida, à liberdade, ao trabalho e à educação, que devem ser respeitados independentemente de classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível. É obrigação do governo proteger esses direitos e das empresas, de qualquer tamanho e setor, respeitá-los.
O que fazemos
Respeitamos todos os Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos, seja em nossas operações ou junto à nossa Cadeia de Valor. Assumimos ações para prevenir, mitigar e reparar impactos adversos nos termos dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Para mais detalhes, leia a Política Corporativa de Direitos Humanos Suzano.
Temas em que atuamos
Buscamos promover os Direitos Humanos em toda nossa Cadeia de Valor e atuamos ativamente para ampliar os impactos positivos de nossa atuação, ajudando na transformação da sociedade. Confira os temas em que atuamos
Cumprimos a legislação trabalhista vigente nos países em que operamos, considerando remuneração, benefícios, regime de horas extras, férias periódicas e descanso, e garantimos tratamento e condições de trabalho justos e seguros. Buscamos fornecer meios para que as pessoas que trabalham com a gente tenham equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Respeitamos o direito à filiação a organizações sindicais e profissionais, sem intimidação ou retaliação. Respeitamos também o direito à negociação coletiva.
Prezamos pela construção de ambientes de trabalho dignos e inclusivos, livres de assédio e discriminação. Respeitamos, valorizamos e promovemos a diversidade e a inclusão, e repudiamos qualquer forma de violência ou assédio, moral ou sexual, considerando inaceitáveis comportamentos, práticas e ameaças que possam resultar em danos físicos, psicológicos, morais ou materiais. Mantemos ambientes de trabalho em que as pessoas são tratadas de maneira igualitária, não tolerando qualquer discriminação em razão de gênero, raça e etnia, orientação sexual, identidade de gênero, idade, origem, condição socioeconômica, política, religião, crenças, constituição familiar, estética, ou qualquer outro critério.
Não toleramos nenhuma forma de trabalho forçado ou sob coerção (violência, intimidação, servidão por dívidas ou ameaças), jornadas exaustivas, condições degradantes de trabalho ou restrição de movimento por melhorias trabalhistas. Repudiamos ainda o tráfico de pessoas para qualquer fim. Não toleramos a contratação de qualquer pessoa com idade inferior à definida pela legislação nacional e internacional, seja em nossas operações ou nas de empresas fornecedoras. Também observamos as restrições impostas sobre as atividades ou turnos para o trabalho de menores. Repudiamos a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para mais detalhes, leia o Código de Ética e Conduta Suzano.
Estamos comprometidos em melhorar nossos ambientes e processos de trabalho, de forma ativa e contínua, para garantir a saúde e a segurança de nossa equipe, seja o time direto ou o terceirizado. Atuamos para proteger todos e todas contra doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Também incentivamos o desenvolvimento da cultura de segurança para que quem trabalha com a gente relate incidentes, perigos, riscos, observações positivas e oportunidades de melhoria contínua para a proteção individual e evolução sustentável das práticas de gestão. Para mais detalhes, leia nossa Política de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (SSQV).
Reconhecemos e respeitamos a importância da diversidade, do patrimônio cultural, da história e do modo de vida dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Nossos relacionamentos são conduzidos por meio do diálogo e do engajamento, respeitando os direitos previstos na legislação brasileira e na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), incluindo o respeito ao direito a usufruto e a utilização das riquezas naturais e dos bens nelas existentes. Para saber mais, leia nossa Política de Relacionamento com Povos indígenas e Comunidades Tradicionais.
Nosso relacionamento com comunidades vizinhas é baseado no diálogo transparente, no respeito aos direitos, valores sociais e culturais, e no reconhecimento do protagonismo e da autonomia de todas as partes envolvidas. Por isso, adotamos sistemas de gestão, processos de engajamento e de certificações, que visam prevenir e diminuir impactos operacionais adversos às comunidades locais. Além disso, possuímos canais abertos de diálogo para todas as pessoas. Acesse mais informações sobre canais de diálogo e mecanismos de queixas na página Indicadores de Sustentabilidade.
Respeitamos os direitos à liberdade de expressão, à reunião pacífica, à manifestação de lideranças de comunidades locais e de defensores de direitos humanos e ambientais, e não toleramos nenhuma forma de discriminação, ameaça ou retaliação. Mantemos parcerias e relacionamentos com organizações, projetos e programas que atuam na prevenção de violações de direitos.
Reconhecemos o direito de viver em um meio ambiente saudável e o direito à água limpa e segura. Para isso, seguimos a legislação ambiental brasileira e adotamos boas práticas e certificações internacionais do setor. Estamos comprometidos a reduzir a captação de água para nossas operações, além de aumentar a disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas consideradas críticas em nossas áreas de atuação. Para mais detalhes, acesse a página Indicadores de Sustentabilidade.
Atuação regional
Buscamos crescer em conjunto com os mais de 200 municípios brasileiros que recebem nossas operações. Nutrimos o diálogo com as comunidades em que atuamos para entender suas principais necessidades e, a partir disso, propor projetos e ações de desenvolvimento para a região. Saiba mais sobre nossa atuação na página Comunidades Vizinhas.
Podemos ajudar?
Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.