Suzano em São Paulo

Estamos no interior de São Paulo desde 1955, quando chegamos à cidade de Suzano. Nosso nome é uma homenagem ao município. No estado, contamos também conta com unidades em Jacareí (1958), Limeira (1959), Rio Verde (1960) e Mogi das Cruzes, que teve a aquisição concluída em 2023.

Além das fábricas que produzem papel e celulose, usados em produtos do dia a dia como livros, embalagens, papel higiênico e bens de consumo, temos plantios de eucalipto e áreas de conservação de matas nativas em mais de 110 municípios de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Em nossas operações paulistas, contamos com um time de cerca de 10 mil pessoas, entre equipes próprias e terceirizadas.

A operação em São Paulo conta com

5 fábricas

Jacareí: celulose
Limeira: papel, celulose e lignina
Mogi das Cruzes: higiene
Rio Verde: papel
Suzano: papel e celulose

3 centros de tecnologia

Jacareí
Limeira
Itapetininga (Futuragene)

2 terminais
no Porto de Santos

4 centros de distribuição

220 mil hectares

e plantação de eucalipto considerando também as áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

134 mil hectares

de áreas de conservação considerando também as áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

Cuidados ambientais na região

Conservamos e monitoramos a biodiversidade em São Paulo, acompanhando espécies endêmicas, que ocorrem em determinadas regiões geográficas e estão ameaçadas de extinção.

Conheça alguns dos nossos projetos

01.

Conservação de primatas ameaçados de extinção

Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), monitoramos os muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides), espécie natural da Mata Atlântica. Maior primata das américas, o muriqui-do-sul é conhecido como o jardineiro da floresta por ajudar na dispersão de sementes de plantas. Atualmente existem apenas 20 populações da espécie no Brasil e nós acompanhamos e ajudamos a conservar os que estão presentes em algumas de nossas áreas de conservação. 

02.

Levantamento de aves

Espécie ameaçada de extinção, o pássaro bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) é encontrado em poucos municípios de São Paulo. A ave foi uma das mais extraordinárias descobertas da ornitologia brasileira desse século. Em parceria com a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), monitoramos os pássaros dessa espécie que vivem em nossas áreas de conservação.

03.

Áreas de Alto Valor de Conservação

Na Unidade de Negócio Florestal de São Paulo (UNF-SP), temos 23 Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs) de extrema importância para a biodiversidade. Tanto que dez delas consideradas locais excepcionais. No total, possuem mais de 10,6 mil hectares de vegetação nativa conservada.

04.

Planos da Mata

Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o nosso apoio, o projeto tem o objetivo de estruturar a governança local, de forma participativa, para possibilitar a construção de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) em 33 municípios brasileiros onde atuamos, 14 deles em São Paulo.

Nossa
atuação social

Investimos e impulsionamos o desenvolvimento social em São Paulo.  Confira alguns resultados de 2023

48.847

pessoas beneficiadas pelos programas e iniciativas sociais

5.896

pessoas retiradas da pobreza por meio dos programas

3,8

milhões de reais de investimento em projetos sociais

Projetos sociais apoiados em São Paulo

Conheça algumas iniciativas sociais que desenvolvemos no estado:

Artesanato Suzano

Desde 2017, desenvolvemos programas de incentivo a pessoas que vivem do artesanato no Vale do Paraíba (SP). Entre eles, estão: Mãos que Valem, que beneficia moradoras do distrito de São Silvestre, em Jacareí, que trabalham com técnicas como bordado, crochê, pintura em tecido, costura criativa e papelaria artesanal; e Cerâmica Vargem do Tanque, que expande a produção da cerâmica primitiva, resgatando a arte rústica da cidade que dá nome ao programa e gera renda para artesãos e artesãs da região.

Vale Contratar no Vale

O programa tem enfoque na capacitação e conexão para que pessoas em situação de pobreza possam ser contratadas por nós ou por empresas terceiras na região do Vale do Paraíba (SP). Em 2022, a iniciativa contribuiu para retirar 300 pessoas da linha da pobreza.

Projeto Semente

Em parceria com o Sebrae, desenvolvemos o Projeto Semente, que tem como objetivo desenvolver socialmente as regiões do Alto Tietê e do Vale do Paraíba. Para isso, a iniciativa realiza gratuitamente mentorias e capacitações para incluir pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. O projeto já atingiu 2 mil participantes.

Reciclagem Inclusiva

Ao lado da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Capão Bonito (Acamar), implementamos um Centro de Educação Ambiental na sede da associação, localizada na comunidade Vila Santa Isabel, para aumentar a conscientização da população sobre a reciclagem e, aumentar a coleta seletiva na região. Mais de 120 pessoas foram retiradas da linha da pobreza com o programa, que já beneficiou 56 famílias.

Colmeias São Paulo

Foi no interior de São Paulo, em 2004, que instalamos os primeiros apiários dentro das áreas da empresa, dando início ao Programa Colmeias, que tem como objetivo incentivar a produção sustentável de mel em nossas áreas de plantio de eucalipto.

Em São Paulo, a iniciativa fomenta o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APL), reunindo parceiros e parceiras para a produção e comercialização de produtos apícolas e para o fortalecimento da cadeia produtiva nas regiões do Alto Tietê, do Polo Cuesta e do Vale do Paraíba. Atualmente, beneficiamos 17 associações paulistas.

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.