Finanças Sustentáveis

A sustentabilidade é um tema altamente relevante para diferentes áreas, incluindo a financeira. Por isso, crescem os investimentos em empresas e em atividades comprometidas a respeitar e valorizar aspectos ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança. De acordo com uma pesquisa da consultoria PWC, para 79% de investidores, questões ESG são cruciais na tomada de decisão.  

Bom para a sociedade

Alinhado à nossa estratégia de sustentabilidade, temos dívidas atreladas a metas ESG em temáticas como uso da água e diversidade, equidade e inclusão. Com isso, podemos captar recursos a taxas mais atrativas, mas também ser penalizados financeiramente em caso de não atingimento das metas ESG assumidas, por meio do aumento dessa taxa. Dessa forma, a companhia alavanca seus objetivos de forma sustentável e a sociedade é favorecida por metas ambiciosas que beneficiam o meio ambiente e o desenvolvimento social.

Instrumentos de dívida sustentáveis

Confira a seguir os diversos instrumentos de dívidas ESG que já realizamos.

Sustainability-Linked Bonds

Os Sustainability-Linked Bonds, ou (SLBs), são títulos de renda fixa negociados internacionalmente, no qual o emissor, que pode ser uma empresa, se compromete a atingir metas ambientais, sociais ou de governança que foram estabelecidas.

Em 2020, fomos a segunda empresa do mundo a emitir um SLB. Em 2021, fomos a primeira empresa da América Latina a emitir um título desse tipo atrelado a indicadores de diversidade.

Sustainability-Linked Loan (SLL)

Os Sustainability-Linked Loans, ou (SLLs), são linhas de financiamento concedidas diretamente por bancos, públicos ou privados, a companhias. Da mesma forma que nos SLBs, o devedor se compromete a cumprir metas ESG.

Em 2021, a Suzano assinou um contrato de pré-pagamento de exportação vinculado à sustentabilidade. Já em 2022, foi assinado com o International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial, um financiamento atrelado não só a metas de sustentabilidade, mas também a um plano de ação para aderência aos rigorosos padrões ESG do IFC (conhecidos como Performance Standards).

Green Bonds

Assim como os SLBs, os Green Bonds são títulos de renda fixa negociados internacionalmente. A diferença é que o emissor, em vez de estar atrelado a metas de sustentabilidade, assume o compromisso de investir os recursos levantados em projetos específicos que possuam benefícios ambientais.

Antes da fusão das companhias Suzano e Fibria, as duas empresas emitiram Green Bonds em 2016 e 2017, respectivamente.

40%

da nossa dívida é atrelada a instrumentos de sustentabilidade 

4,8 bilhões

de dólares foram captados por meio de SLBs e SLLs desde 2020

Medição de impacto

Desde 2021, seguimos uma jornada de valoração de nossas externalidades no escopo ambiental, feita com base na metodologia Environmental Profit and Loss (EP&L).

A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla para avaliar o impacto integrado entre os capitais natural, social, humano e financeiro, e é impulsionada pelo desafio de construir uma Economia Regenerativa.

O balanço entre o impacto positivo e negativo de nossas operações sobre o capital natural avalia os seguintes aspectos:

  • Emissões de Gases de Efeito Estufa
  • Consumo de água
  • Poluição do ar, da água e do solo
  • Geração de resíduo
  • Conservação da biodiversidade
  • Serviços ecossistêmicos, que considera remoção e fixação de carbono, conservação da água, prevenção de erosão e manutenção da fertilidade do solo

Saiba mais sobre o esse tema na página Indicadores de Sustentabilidade.

Expansão sustentável

Em 2023, a sustentabilidade se tornou um dos critérios para a aprovação de nossos projetos CAPEX de modernização e expansão, que são voltados para aumentar a produtividade ou a capacidade instalada de nossas fábricas, melhorar a qualidade dos produtos ou processos existentes, lançar novos produtos, adquirir novas tecnologias ou construir novas fábricas.

O objetivo com a iniciativa é trazer mais transparência sobre os impactos dos projetos e alinhar as decisões de investimento à estratégia de sustentabilidade.

Para isso, avaliaremos cada novo projeto de modernização e expansão de acordo com atributos ambientais e sociais, e alinhamento aos nossos Compromissos para Renovar a Vida. Um dos critérios, por exemplo, é o Preço Interno de Carbono que vai avaliar o quanto um projeto pode reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa e ajudar a descarbonizar as nossas operações. Aqueles mais bem avaliados nesse quesito serão priorizados na companhia

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.