Acreditando no potencial turístico e cultural de Conceição da Barra, no Norte Capixaba, a Suzano é patrocinadora oficial das principais festividades folclóricas do município, com intuito de fortalecer a riqueza cultural da região, impulsionando o turismo como uma das principais atividades econômicas locais.
Neste final de semana, a Festa de São Benedito e São Sebastião vai movimentar a Vila de Itaúnas, um dos principais balneários do município. A programação conta com apresentações de diversos grupos de Reis de Boi, Jongo, Ticumbi, banda de Congo e procissão de São Benedito.
O presidente da Associação de Folclore de Conceição da Barra, Lucas Conchavo dos Santos, ressalta a importância do apoio da iniciativa privada ao evento. “A maior parte dos nossos grupos são formados por descendentes quilombolas, que lutam para não deixar nossas tradições morrerem, e a Suzano é uma parceira nessa luta. A empresa tem dado a sua contribuição social e garantido a manutenção da nossa cultura”, ressalta Lucas.
O analista de Relações Corporativas da Suzano, Rafael Andrade Ferreira, afirma que a companhia vem contribuindo com o repasse de recursos financeiros destinados à promoção do turismo durante a alta e baixa temporadas, e ao fortalecimento do trade turístico. “Estamos colaborando com a geração de renda, ajudando a fortalecer o comércio local, aumentar o número de empregos e a ocupação da rede hoteleira. A Suzano tem o compromisso de deixar um legado positivo nas regiões onde atua”, afirma Rafael, acrescentando que além das festividades folclóricas, a Suzano também tem apoiado eventos tradicionais do município, como o Festival do Camarão, Festival da Moqueca e o Carnaval.
A Festa de São Benedito e São Sebastião também foi realizada nas Comunidades Córrego do Alexandre e Barreiras, na sede de Conceição da Barra, entre os dias 10 e 12 de janeiro. O evento é um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Funcultura, do Governo do Estado do Espírito Santo, patrocínio da Suzano e apoio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
Programação
17/01 - Sexta-feira
18h - Novena de São Sebastião, na igreja
19h - 1º Ato do Alardo de São Sebastião, do Mestre Lucas, na praça
19H – Apresentações de Reis de Boi do Mestre Antônio Conceição; Jongo de Sant’Ana, da Mestra Maria Amélia; o Jongo de São Bartolomeu, do Mestre Juscelino Tatu; o Reis de Boi de Mestre Nenê.
21h - Ensaio geral do Ticumbi do Bongado, do Mestre Wantuil Gomes, na casa de João Velho
18/01 – Sábado
8h – Chegada do Ticumbi do Bongado na ponte de Itaúnas, com recepção das Pastorinhas
10h - Missa a São Benedito, na capela
11h30 - Apresentação do Ticumbi de Itaúnas, na capela
13h - Apresentação do Rei de Bois de Mestre Dito; Pastorinhas, da Mestra Dária Bobbio; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida, da Mestra Antônia; Jongo de São Benedito das Piabas, do Mestre Santo Reis; Jongo de São Cosme Damião, da Mestra Osmara; Capoeira do Mestre Bertinho Falcão.
17h - Procissão de São Benedito, com concentração na capela, seguida da novena a São Sebastião.
19h - Benedita de Catita, performance da artista Dekinha Paixão
19h10 - 2º Ato do Alardo de São Sebastião; Jongo de São Benedito e São Sebastião, com Mestre Benedito Conceição; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida; Reis de Boi de Mestre Dito; Jongo de São Cosme Damião; Reis de Boi de Mestre Nilo; Jongo de Nossa Senhora da Conceição; Banda de Congo Folclórico São Benedito, da Serra.
19/01 – Domingo
9h - Missa na Igreja de São Sebastião; Ticumbi do Bongado; Ticumbi de Conceição da Barra.
19h - Reis de Boi da Vila, do Mestre Lucas Maia; Jongo de Santa Isabel, do Mestre Isaque
20h - Samba de São Sebastião na Capela de São Benedito
20/01 - Segunda-feira
19h – Encerramento da programação com missa na Igreja de São Sebastião