A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está levando para o município de Pedro Canário, no Norte Capixaba, um dos maiores projetos esportivos de formação de valores e inclusão social do Espírito Santo: a Escola de Craques. O projeto é desenvolvido pela Associação Capixaba de Esporte e Lazer (Acel), com financiamento integral da Suzano, por meio da lei federal de incentivo ao esporte, e apoio da Prefeitura de Pedro Canário.
A Escola de Craques vai oferecer 80 vagas para aulas de futsal gratuitas no contraturno escolar. As inscrições abrem nesta quarta-feira (15) para crianças e adolescentes de 5 a 15 anos de idade, da rede púbica de ensino, que residem na região do distrito de Cristal do Norte. A seleção é feita pela internet, por meio do preenchimento de um formulário socioeconômico. Os interessados devem entrar em contato pelo whatsapp (27) 99664-7259 e manifestar o interesse na vaga.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Acel, Thiely Merlo do Vale, a Escola de Craques já atendeu mais de 2 mil crianças e adolescentes nos municípios de Rio Novo do Sul, Serra, Vila Velha e Vitória nos últimos 15 anos. "Nossa metodologia é 'educar em valores por meio do esporte', então o projeto vai além da prática esportiva, mas também forma cidadãos conscientes de seus deveres. Temos diversas ações socioeducativas e uma equipe de assistentes sociais que faz diálogos rotineiros com os alunos, abordando valores inerentes ao esporte e a vida em sociedade", explica Thiely.
Os alunos selecionados serão divididos em quatro turmas de 20 alunos, com a possibilidade de formação de uma lista de espera para inclusão em novas vagas posteriormente. A aula inaugural está marcada para o dia 3 de fevereiro, às 15h, no Ginásio Poliesportivo Hélio Willian de Souza Freitas, em Cristal do Norte. Nesse dia haverá um Encontro Sociofamiliar, reunindo as crianças inscritas e os familiares para apresentação do projeto, da equipe e da cartilha com regras e orientações às famílias.
Lançamento
O lançamento oficial do projeto aconteceu na última segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Pedro Canário, com a presença de representantes do time de Relações Corporativas da Suzano, Rafael Andrade Ferreira e Júlio Augusto de Souza Soares; do vice-prefeito do município, Denis Amâncio; dos vereadores Renato Pinheiro Silva e Rogerio Moura de Oliveira; do fundador da Acel e ex-atleta campeão mundial pela Seleção Brasileira de Beach Soccer, Bruno Malias; além da equipe da Acel e professores da Escola de Craques.
O analista de Relações Corporativas da Suzano, Julio Augusto de Souza Soares, ressalta que o valor repassado pela empresa ao projeto, por meio de lei de incentivo, é de cerca de R$ 270 mil, e considera o projeto importante para apoio às crianças e jovens em vulnerabilidade social na região. "A Escola de Craques exerce um papel fundamental em vários municípios do Estado e a Suzano entende que é seu papel contribuir com projetos como esse, que lutam por um mundo mais justo. Sabemos que sozinhos não conseguiremos transformar a realidade de muitos jovens dessa região, por isso atuamos em parceria com organizações da sociedade civil. Além disso, temos metas de longo prazo, com foco na redução da pobreza e no impulsionamento da educação", afirma Julio.
O vereador Rogerio Moura de Oliveira, elogiou a iniciativa. "A Suzano chega num momento importante, uma vez que nós temos uma demanda muito grande na área social, principalmente em Cristal do Norte, uma região de baixo IDH e que precisa de mais ações que estimulem o desenvolvimento social", diz. O parlamentar Renato Pinheiro Silva, que é morador da região atendida pelo projeto, também comemorou a iniciativa. "Quero parabenizar a iniciativa da Suzano em levar este projeto tão valioso para aquela comunidade. Tenho certeza que será um grande sucesso", afirma.