Home / Sustentabilidade / Meio Ambiente

Meio Ambiente

Nossa estratégia ambiental é trabalhar para controlar e diminuir os impactos negativos de nossa atividade, e ampliar os positivos, de ponta a ponta: no campo, na indústria e também nos processos de nossos parceiros.

Você já sabe que cultivamos árvores e as colhemos para produzir diversos bioprodutos presentes no dia a dia das pessoas. Talvez o que você não saiba é que plantamos e preservamos também árvores nativas em mais de 35% de nossas áreas, conservando a biodiversidade, o solo e os rios.

Nossos plantios e áreas de conservação são um valioso ativo, tanto para a empresa quanto para o mundo: capturam e mantêm estocados mais de 270 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, ajudando a diminuir os efeitos das mudanças climáticas e a conservar os serviços ambientais importantes para a sociedade, como os recursos hídricos e a polinização.

Conheça algumas das nossas iniciativas:

Manejo de Plantios
Conservação e restauração de florestas
Nascentes do Mucuri
Ecoeficiência

Manejo de plantios

As plantações de eucalipto são feitas em mosaico, ou seja, intercalamos nosso plantio com as florestas nativas e, assim, protegemos nascentes, cursos de água e áreas inundadas, conectando populações de animais selvagens e plantas brasileiras por meio de corredores ambientais. Além disso, usamos avançadas tecnologias de plantio e colheita e fazemos o controle biológico de pragas. Temos árvores produtivas e adaptáveis a cada região por meio do melhoramento genético.

Em nosso manejo, temos:

. Zero desmatamento

. Conservação do solo e da água

. Restauração de vegetação em áreas alteradas

. Manejo integrado de pragas e otimização no uso de fertilizantes

. Uso de subprodutos do processo industrial para fertilizar o solo

Conservação e
restauração de florestas

Todas as áreas de conservação e os processos de restauração de áreas nativas contribuem para a manutenção de uma paisagem sustentável, incluindo a preservação de nascentes e da biodiversidade e o sequestro de carbono.

O que fazemos:

. Plantamos 1 árvore nativa a cada 2 minutos no último ano
. Mais de 30 mil hectares em processo de restauração desde 2012
. Conservamos mais de 900 mil hectares de áreas nativas nos biomas Amazônico, Cerrado e Mata Atlântica
. Monitoramos a biodiversidade encontrada em nossas áreas, com mais de 2.700 registros de espécies de plantas, aves e mamíferos, incluindo novas espécies e outras ameaçadas de extinção.

Nascentes do Mucuri

O projeto é realizado em parceria com as comunidades locais, de empresas, ONGs e órgãos de governo para preservar a bacia do rio Mucuri, na Bahia, em prol da perpetuidade do rio e das milhares de histórias que nele vivem. Trabalhamos nas frentes de produção agropecuária, geração de renda, restauração florestal, educação e engajamento de pessoas, além de políticas públicas.

O que já foi feito:

. Mais de 500 nascentes em recuperação

. Cerca de 50 mil mudas plantadas

. 1.288 propriedades visitadas

Eco-eficiência industrial

Nos processos industriais, nosso compromisso é repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Atuamos em algumas frentes:

. Investimos em tecnologia para o uso eficiente da água em nossos processos, incluindo o reuso e uma Estação de Tratamento de Água na unidade Mucuri.

. Garantimos a disposição final adequada de todos os resíduos, e buscamos formas de reduzi-los, reaproveita-los e transformá-los em energia, fertilizante orgânico entre outros recursos.

. Geramos quase o total de energia consumido em nossa produção. E o excedente é vendido como energia renovável capaz de abastecer uma cidade com 1,4 milhão de habitantes.

. Atuamos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa em todos os nossos processos. Realizamos o Inventário de emissões sobre toda nossa operação.

Array
(
    [SERVER_SOFTWARE] => Apache/2.4.29 (Ubuntu)
    [REQUEST_URI] => /sustentabilidade/meio-ambiente/
    [REDIRECT_HTTPS] => on
    [REDIRECT_SSL_TLS_SNI] => suzano.com.br
    [REDIRECT_STATUS] => 200
    [HTTPS] => on
    [SSL_TLS_SNI] => suzano.com.br
    [HTTP_USER_AGENT] => CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)
    [HTTP_ACCEPT] => text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8
    [HTTP_ACCEPT_LANGUAGE] => en-US,en;q=0.5
    [HTTP_IF_MODIFIED_SINCE] => Fri, 28 Feb 2020 11:10:20 UTC
    [HTTP_ACCEPT_ENCODING] => br,gzip
    [HTTP_HOST] => suzano.com.br
    [HTTP_CONNECTION] => Keep-Alive
    [PATH] => /usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/snap/bin
    [SERVER_SIGNATURE] => 
Apache/2.4.29 (Ubuntu) Server at suzano.com.br Port 443
[SERVER_NAME] => suzano.com.br [SERVER_ADDR] => 172.31.8.185 [SERVER_PORT] => 443 [REMOTE_ADDR] => 3.233.215.196 [DOCUMENT_ROOT] => /home/suzano/sitesuzano_php/wordpress [REQUEST_SCHEME] => https [CONTEXT_PREFIX] => [CONTEXT_DOCUMENT_ROOT] => /home/suzano/sitesuzano_php/wordpress [SERVER_ADMIN] => rai.nunes@mobiup.com.br [SCRIPT_FILENAME] => /home/suzano/sitesuzano_php/wordpress/index.php [REMOTE_PORT] => 37500 [REDIRECT_URL] => /sustentabilidade/meio-ambiente/ [GATEWAY_INTERFACE] => CGI/1.1 [SERVER_PROTOCOL] => HTTP/1.1 [REQUEST_METHOD] => GET [QUERY_STRING] => [SCRIPT_NAME] => /index.php [PHP_SELF] => /index.php [REQUEST_TIME_FLOAT] => 1586506693.322 [REQUEST_TIME] => 1586506693 )