A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou na última semana a cerimônia de formatura da 8ª turma do Formare, iniciativa desenvolvida em parceria com a Fundação Iochpe. O evento foi realizado na unidade industrial da Suzano, em Imperatriz, e contou com a presença de amigos e familiares,voluntários e voluntárias, líderes da empresa, e parceiros do projeto.
A turma conta com 20 estudantes que se formaram no curso de Operador(a) de Processo de Produção, que estiveram presentes em mais de 1.200 horas de disciplinas práticas e teóricas ministradas diretamente na unidade industrial da Suzano, em Imperatriz, proporcionando a quem participou uma vivência real do ambiente de trabalho e das operações da indústria. Com aulas ministradas por voluntários e voluntárias da companhia, que receberam capacitação da Fundação Iochpe, foram compartilhados conhecimento e experiência, contribuindo para o desenvolvimento profissional da turma, que, ao final do curso, está pronta para novos desafios e oportunidades.
Neemias Oliveira, formando da 8ª turma, explica que o curso marca o ponto de partida para sua trajetória profissional, abrindo portas para novos caminhos, além do desenvolvimento de habilidades. “Ter a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio do Formare é algo único. Vivenciar o dia a dia em uma empresa como a Suzano ampliou minha visão para enxergar um futuro cheio de grandes possibilidades”, comenta.
Desenvolvimento de jovens
Para José Ventura, Diretor de Operações Industriais, o Formare é a ponte que liga os propósitos da empresa com a sociedade, fornecendo as ferramentas necessárias para o crescimento de jovens que buscam a sua primeira experiência no ramo profissional. “O Formare está diretamente alinhado com um dos nossos direcionadores de cultura que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Vemos neste programa uma oportunidade de fortalecer esta missão e um pilar importante no fomento à educação e na promoção à inclusão de jovens no mercado de trabalho. Continuamos nesta jornada de gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos e, sem dúvida, o Formare tem colaborado significativamente para isso”, ressalta.
Nova turma
O Formare segue atuando na promoção da educação na região e agora é a vez de mais jovens darem início a mais uma jornada de transformação. A 9ª turma do curso de Operador(a) de Processo de Produção, contará com uma carga horária de 1.200 horas e aulas ministradas por colaboradores e colaboradoras da empresa, que participam de ações de voluntariado e recebem capacitação da Fundação Iochpe, para compartilhar suas habilidades e experiências. O curso terá duração de 10 meses, abrangendo disciplinas práticas e teóricas e, a exemplo das turmas anteriores, oferece benefícios como uniforme completo, material escolar, alimentação na fábrica, transporte, plano de saúde e seguro de vida.