Suzano realiza Parada Geral nas duas fábricas de Três Lagoas

A manutenção na unidade irá ocorrer de 8 de janeiro a 4 de fevereiro e deve envolver mais de dois mil profissionais, muitos deles de outras regiões do País

1/9/25
|
3
min. de leitura
Suzano realiza Parada Geral nas duas fábricas de Três Lagoas

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, realizará, de 8 de janeiro a 4 de fevereiro, a Parada Geral da Unidade de Três Lagoas. Como a operação envolve duas linhas de produção, que juntas somam uma capacidade produtiva de 3,25 milhões de toneladas de celulose ao ano, a manutenção é realizada em duas etapas. A primeira delas, na fábrica 2, será de 8 a 17 de janeiro. Em seguida, no dia 18 de janeiro, inicia-se a manutenção na fábrica 1, ação que se estenderá até o dia 4 de fevereiro.

“A manutenção das fábricas tem como objetivo manter a produtividade, excelência operacional, bom desempenho ambiental da fábrica e a segurança do time de colaboradores da indústria. Um dos diferenciais da ação na Unidade Suzano de Três Lagoas tem sido realizar a manutenção em uma linha de produção enquanto a outra linha segue em plena atividade. Esta é uma ação bastante minuciosa, em que todos os processos são revisados e equipamentos inspecionados. Além da vistoria de rotina de todos os processos das duas fábricas, uma das principais atividades durante a Parada Geral é a inspeção das duas Caldeiras de Recuperação da unidade, seguindo regulamentação do setor”, destaca Eduardo Ferraz, diretor de Operações Industriais da Suzano em Três Lagoas.

Trabalho conjunto

A Parada Geral envolve aproximadamente 110 empresas especializadas neste tipo de operação e mais de 2 mil profissionais, muitos deles de regiões como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Como são duas fábricas e cerca de um mês de duração, a expectativa é que a operação movimente diversos setores da economia de Três Lagoas, principalmente, hoteleiro, bares e restaurantes, lavanderias e farmácias.

“Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, e as paradas gerais vêm ao encontro dele, uma vez que colaboram diretamente para o aquecimento da economia local. Vale destacar que, seguindo o nosso compromisso de valorizar o empresariado local, muitos prestadores de serviços da região também são contratados temporariamente para auxiliar na Parada Geral”, completa Ferraz. Entre os fornecedores locais, estão empresas especializadas em limpeza industrial, movimentação de carga e engenharia industrial.

Desde 2023, o ciclo entre uma Parada Geral e outra passou de 15 para 18 meses na Unidade de Três Lagoas. Esta mudança deve-se aos excelentes resultados obtidos nas manutenções anteriores, o que proporcionou a ampliação do período da “campanha”, destinado para a organização da próxima manutenção geral.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.