Segunda edição do Contribuindo Para o Futuro incentiva a atuação voluntária de trainees da companhia a partir de mentorias gratuitas voltadas para universitários(as)
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deu início à segunda edição do programa de mentoria Contribuindo para o Futuro. A iniciativa visa incentivar a atuação voluntária dos trainees da companhia no desenvolvimento de pessoas negras, LGBTQIAP+ e PCD’s – todos(as) universitários(as) – para o mercado de trabalho, além de reforçar o compromisso da companhia com a diversidade, a equidade e a inclusão.
A iniciativa, parte do programa Voluntariar da Suzano, que estimula e promove a cultura de voluntariado, será desenvolvida em modelo 100% online e contará com a metodologia do Instituto Joule, organização que acredita na transformação que a conexão entre pessoas e a mentoria podem trazer.
O público beneficiado e voluntários(as) terão acesso a um conteúdo completo com E-books, além de trilha específica para mentores(as), que envolve temáticas como hard e soft skills (habilidades técnicas e comportamentais), educação financeira, marketing pessoal e networking, entre outras.
As mentorias, com início neste mês, serão realizadas durante três meses em encontros virtuais semanais de uma hora, além de três webinários temáticos atrelados ao programa e um último webinário de compartilhamento de experiências e encerramento. Cada mentor(a) será responsável por orientar uma pessoa durante todo o programa.
As 24 pessoas selecionadas são residentes de seis regiões de atuação da companhia, como Mucuri, na Bahia; Imperatriz, no Maranhão; Belém, no Pará; Escritório São Paulo, na capital paulista; Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul; além de Aracruz, no Espírito Santo.
“O trabalho voluntário é uma via de mão dupla na qual todos e todas ganham, quem recebe e quem se propõe a contribuir. E o Contribuindo para o Futuro é mais uma oportunidade de inspirar as pessoas para o protagonismo social e fortalecer o papel de cada um como agente de transformação na sociedade”, ressalta Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano. “Os nossos trainees de hoje serão os líderes do futuro e oportunidades como essa são essenciais para estimular o desenvolvimento e o espírito de crescimento em conjunto”, completa.
“Aprendi muito nos meses como mentora. Muitas pessoas acreditam que esse processo é uma via de mão única, mas a verdade é que a mentoria é uma troca. Em cada conversa, a Rute também me mostrava diferentes perspectivas e modos de enxergar a vida. Poder contribuir para o futuro de uma jovem cheia de potencial é imensamente gratificante. Foi uma experiência que ampliou imensamente minha visão de mundo”, ressalta Natália Pacheco, trainee da área de Novos Negócios da Suzano e mentora da primeira turma do Contribuindo para o Futuro.
Em 2021, ano de realização da primeira edição do programa, foram registradas mais de 350 horas de mentoria, com a participação de 30 trainees e 30 jovens, sendo que 55% dos mentorados(as) conseguiram emprego ou estágio na área de atuação durante o processo.