A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, desenvolve ações educacionais junto a escolas e comunidades do interior do Estado de São Paulo com o objetivo de conscientizar e reforçar a educação ambiental. Por meio do projeto Guardiões da Floresta, neste ano, mais de 90 estudantes e 2.900 moradores de comunidades rurais vizinhas às áreas de atuação da empresa, em mais de 10 municípios, receberam ensinamentos sobre meio ambiente e a importância de sua conservação. As ações são conduzidas pelos times de Inteligência Patrimonial (IP) e Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PCIF) da companhia.
"O propósito da Suzano é renovar a vida a partir da árvore, por isso temos uma forte atuação na preservação e conscientização ambiental e mantemos um diálogo constante com as comunidades próximas às nossas operações. Com o projeto Guardiões da Floresta, nossas equipes fazem abordagens diretas com os moradores, levando orientação sobre a importância da preservação ambiental, além de disponibilizar canais para denúncias de crimes ambientais. As crianças são, naturalmente, multiplicadoras de informação e conhecimento, pois acabam levando para casa e compartilhando com a família e os amigos o que aprenderam na escola. Iniciativas como esta ajudam a formar uma geração mais consciente e engajada nas questões ambientais e, com isso, estamos reforçando o nosso direcionador que diz que só é bom para nós, se for bom para o mundo”, diz Lucio Flávio dos Santos Gracino, coordenador corporativo de Inteligência Patrimonial da Suzano.
Educação ambiental
Neste ano, mais de 90 alunos da Escola Rural Professora Maria Aparecida Fonseca, da cidade de Santa Branca (SP), e da Escola Luciano José Ramos, do município de Alambari (SP), participaram do projeto e aprenderam sobre temas relacionados à preservação do Meio Ambiente, como ecologia, conservação e sustentabilidade. O Guardiões da Floresta é realizado desde 2023 e, até o momento, suas ações já foram realizadas em quatro escolas do interior do Estado de São Paulo, impactando 147 alunos.
Para conscientizar as crianças do Ensino Fundamental, a iniciativa conta com atividades lúdicas e dinâmicas elaboradas para despertar o interesse dos estudantes em cuidar do meio ambiente e preservar os recursos naturais, além de interação com os profissionais da empresa.
Além das ações voltadas ao público infantil, o Guardiões da Floresta também desenvolve trabalho de orientação com os moradores das comunidades onde a Suzano tem operações florestais. Em 2024, até o momento, foram realizadas mais de 1.600 abordagens em campo, impactando mais de 2.900 pessoas. No Estado de São Paulo, a ação já aconteceu em mais de 10 cidades, entre elas Capão Bonito, Sorocaba, Jacareí, Salto de Pirapora, Bofete, São Miguel Arcanjo, Votorantim, Itararé, Itatinga e Alumínio.
Dentre os temas abordados com o público adulto estão irregularidades como caça irregular e pesca predatória, desmatamento, invasões de terra, incêndios florestais, extração mineral e poluição, entre outros.
Cristiane Maria Gomes Rodrigues, diretora da escola Luciano José Ramos, valoriza a iniciativa da empresa. "O projeto Guardiões da Floresta trouxe uma manhã diferente e com muito aprendizado para os nossos alunos. Com atividades dinâmicas, os alunos aprenderam como se tornar um guardião da floresta e, assim, a defender o nosso meio ambiente", comentou.