Colaboradores e colaboradoras da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizaram um mutirão de doação de sangue em prol do Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos (SHH), o Banco de Sangue do município. A ação mobilizou 27 pessoas voluntárias, que doaram diferentes tipagens sanguíneas.
A iniciativa faz parte da campanha “Amigos da Vida”, ação conjunta do Programa Voluntariar, que visa incentivar o voluntariado, a solidariedade e a cidadania entre os(as) colaboradoras(as), prestadores de serviços e familiares, em parceria com o time de Saúde e Qualidade de Vida da empresa. A mobilização contribuiu para o abastecimento do Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos, que é responsável pelo suprimento de sangue e hemocomponentes aos principais hospitais e clínicas do Vale do Paraíba realizando, em média, 3.500 transfusões de sangue por mês.
“Essa ação está conectada com um dos direcionadores da Suzano que diz que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’. Em poucos minutos, com um simples gesto, podemos salvar vidas. É uma iniciativa que faz toda a diferença para inúmeras pessoas que precisam. Ao fomentarmos a doação de sangue entre nossos(as) colaboradores(as) e parceiros(as), estamos reforçando nosso compromisso em sermos agentes de transformação social e ambiental, plantando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta”, destaca Rafael Ken Hanada Pereira, coordenador de Saúde Ocupacional da Suzano.
De acordo com o SHH, o estoque de bolsas apresenta nível crítico atualmente e a iniciativa da Suzano é de muita importância pois coincide com o período mais problemático para o hemocentro: o fim do ano. Com a proximidade das festividades de fim de ano, os estoques costumam ficar ainda mais vazios, pois é comum ocorrer uma queda no fluxo de doações. A unidade necessita especialmente de doadores dos tipos sanguíneos O+ e O-, considerados universais.
A importância da doação de sangue
De acordo com o Ministério da Saúde, o sangue é essencial em uma variedade de situações médicas e a única fonte de obtenção é por meio da doação voluntária de indivíduos saudáveis. As doações são destinadas principalmente para cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragia e para o atendimento de pacientes oncológicos, com anemias crônicas e outras doenças graves.
O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos segue aberto para receber doações de toda a comunidade. Quem quiser contribuir e doar, basta comparecer ao local (Rua Antônio Saes, 425 – Centro) de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 98136-0011
Informações sobre os critérios de doação podem ser consultadas neste link (acesse aqui).