A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura de Estreito e Prefeitura Municipal de Porto Franco, lançaram o Projeto de Desenvolvimento Territorial de Estreito e Porto Franco, que será implementado pela COOPAEMA - Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativista de Estreito Ltda com duração de dois anos (2024-2026).
A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento territorial por meio da implantação de áreas produtivas e estruturação de espaços de comercialização como feiras, redes de abastecimento local entre outros. Além disso, o projeto busca valorizar as riquezas e diversidades econômicas e ambientais do território por meio do extrativismo, tornando essas áreas mais dinâmicas, competitivas, autônomas e atrativas.
Valorização da agricultura familiar
Para Osmarina de Oliveira Bezerra, representante da Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativista de Estreito, a iniciativa reflete a importância dessa parceria para o município. “Estamos honrados em fazer parte de um momento tão importante como este, principalmente para a valorização da agricultura familiar em nossa cidade. Esse momento é o resultado de um grande esforço conjunto de todas as organizações envolvidas para garantir que as famílias possam ter maior qualidade de vida. Os produtores da nossa região estão orgulhosos e na torcida para que haja novas parcerias como essa no futuro”, explica.
Para o Gerente de Sustentabilidade, André Becher, valorizar as riquezas locais, promovendo o desenvolvimento social das comunidades onde a Suzano possui atuação é um dos compromissos da empresa. “A Suzano se preocupa com o bem-estar social e ambiental, por isso, busca sempre valorizar as riquezas que o território pode proporcionar, para garantir que os produtores rurais consigam realizar uma produção e comercialização de forma efetiva, buscando a soberania alimentar e a geração de renda para as famílias. Ficamos orgulhosos em saber que estamos caminhando rumo a esta realização, ao lado de parceiros tão importantes para nós e para a sociedade”, comenta.
Ao todo serão 400 beneficiários diretos, contribuindo no geral com a retirada de 1.200 pessoas da linha da pobreza nos municípios participantes do projeto, incluindo jovens, mulheres, populações tradicionais, agricultores familiares e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Serão desenvolvidas atividades de fortalecimento produtivo, institucional e comercial, garantindo a formação dos beneficiários desde a produção até a venda de seus produtos.