No dia 6 de agosto, 15 estudantes do curso de Operador e Operadora de Computadores em Vila Nova dos Martírios receberam o certificado de conclusão para atuarem no mercado de trabalho. A cerimônia de encerramento aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos, e contou com a presença de representantes do poder público, líderes das instituições parceiras e familiares dos participantes.
O curso oferecido pela Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com a Prefeitura de Vila Nova dos Martírios e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), teve como objetivo capacitar pessoas para instalar, configurar e utilizar sistemas operacionais, aplicativos, softwares de internet e periféricos, organizando a entrada e a saída de dados em sistemas de informação.
Desenvolvimento contínuo
A oferta de cursos faz parte de uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento contínuo das comunidades em que a companhia possui operações por meio de capacitação profissional para o público da região. A formação desenvolve habilidades na área computacional, destacando também aptidão em produtividade e colaboração no sistema operacional.
Para o aluno Antônio Alexandres Lima, 19 anos, o curso ajudou a obter mais conhecimento para a sua área profissional. “Como eu trabalho com assistência técnica de computadores e celulares, o curso me ajudou a obter mais entendimento para integrar no mercado de trabalho. Todo os ensinamentos estão sendo agregados não só para o dia a dia como no meu currículo profissional também, então é sempre importante estar atualizado e ter a oferta de cursos que nos ajudem”, explica.
Contribuir para o futuro
Ajudar na construção de conhecimento para os moradores locais e contribuir para oportunidades futuras é um dos principais compromissos da Suzano, ressalta Rakel Murad, Gerente de Relações Corporativas da empresa. “É sempre uma alegria poder contribuir para o crescimento local e expandir o conhecimento para obterem novas oportunidades, principalmente numa área tão em alta como essa, da computação. Nosso papel é crescermos juntos e impulsionar a mão de obra local por meio da educação, pois acreditamos que este é um caminho essencial para construção e o desenvolvimento pessoal e coletivo”, ressalta.