A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, finalizou mais um processo seletivo para sua nova fábrica de papel tissue. Ao todo, 71 pessoas já foram contratadas, sendo 48 residentes na cidade de Aracruz, onde está sendo construída a manufatura. Vinte e nove profissionais são oriundos das comunidades do litoral e indígenas, como a Aldeia Pau Brasil, Caieiras Velha, Aldeia Areal, Barra do Sahy, Barra do Riacho, Vila do Riacho, Praia do Sauê, Coqueiral, Mar Azul, entre outras.
O resultado de 40,8% de pessoas selecionadas indígenas ou de comunidades de baixa renda é mais um fator indicativo da missão da Suzano com o desenvolvimento social e econômico das regiões onde atua e um exemplo do alinhamento da empresa com seus valores de diversidade e inclusão. As oportunidades de emprego foram direcionadas destacando a estratégia da Suzano de investir no potencial da mão de obra local e fortalecer a economia do norte do Espírito Santo.
André Victor Arribamar Amaral, Gerente de Gente e Gestão de Bens de Consumo da Suzano, comentou: “Estamos bem satisfeitos com a inclusão de candidatos locais e certamente a fábrica de tissue ainda terá novos recrutamentos, então os moradores das proximidades podem ficar atentos. A Suzano quer sempre fortalecer as comunidades que estão ao seu redor e, para isso, oferecemos a oportunidade de conexão com estas pessoas tão importantes para o município. A ideia é também gerar impacto positivo localmente”.
Treinamento
As pessoas aprovadas no processo seletivo de Aracruz foram recrutadas como treinando pelo regime CLT, e agora seguirão para o processo de treinamento a fim de obter conhecimento técnico em tissue, que é um material de alta absorção utilizado na fabricação de papéis sanitários e outros. O treinamento é composto por duas etapas: capacitação teórica de conhecimentos na operação específica, com duração de aproximadamente três meses, no Senai de Aracruz; e capacitação prática de conhecimentos técnicos da operação tissue em Mucuri (BA), com a mesma duração aproximada.
O coordenador de relacionamento social da Suzano, Gerson Peixoto, reiterou o compromisso da empresa com a sociedade. “Nós nos comprometemos com a diversidade e a inclusão em todas as nossas operações, então a gente se dedica em apoiar e valorizar a mão de obra local, pois isso contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade e para um futuro mais equitativo”, explicou.