Suzano e Fundação Banco do Brasil inauguram Casa do Mel no Tocantins

Por meio do Projeto de Fortalecimento da Cadeia da Apicultura, mais de 800 pessoas foram beneficiadas

11/11/24
|
4
min. de leitura
Suzano e Fundação Banco do Brasil inauguram Casa do Mel no Tocantins

Em 29 de outubro, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, inauguraram a Casa do Mel na cidade de Angico – Tocantins. O evento marcou o encerramento do “Projeto de Fortalecimento da Cadeia da Apicultura”, iniciado em novembro de 2022, que beneficiou diretamente cerca de 200 apicultores da região Tocantina e foi implementado pela Associação Comunitária de Angico (ACAN).

A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento da cadeia apícula da região por meio da formação de apicultores e a construção de uma unidade de processamento de mel com capacidade para beneficiar até 90 toneladas de mel por ano. Ao todo, foram contempladas seis associações comunitárias da região, sendo elas: Associação Comunitária de Angico – implementadora do projeto (Angico - TO), Associação de Apicultores de Nazaré (Nazaré - TO), Associação de Apicultores Francisco Eufrásio de Morais (Riachinho - TO), Associação de Agricultores do P.A. amigos da Terra (Darcinópolis - TO), Associação de Apicultores e Meliponicultores do Falcão e Região (Araguatins - TO) e Associação de Agricultores de Mansinha e Região (Santa Terezinha - TO).

Impacto positivo

Para o Presidente da Associação Comunitária de Angico (ACAN), Luiz Humberto Alves Damasceno, a realização deste projeto demonstra a importância desta profissão e de que maneira essas ações podem contribuir positivamente para a sociedade. “Estamos felizes com a inauguração da Casa do Mel, na qual beneficia não só a Associação de Angico como também as regiões vizinhas. É com satisfação que conseguimos esse avanço por meio de parcerias que acreditam no potencial da cidade e na cadeia de apicultores. Também estamos trabalhando para a obtenção do SEI - Serviço de Inspeção Estadual, para que os apicultores possam vender o seu mel de modo certificado. Diante de tantas benfeitorias, agradecemos aos órgãos competentes e parceiros que nos ajudaram a construir e realizar o nosso sonho”, destaca.

Para o Diretor de Operações Florestais, Arthur Dias Cagnani, a parceria fortifica o potencial econômico regional. “A Suzano procura fortalecer as cadeias produtivas locais e regionais, apoiando projetos e iniciativas que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável da região, de acordo com as características de cada comunidade onde estamos inseridos, em áreas importantes para o nosso negócio. Seguiremos atuando para buscar parcerias como essa com a Fundação Banco do Brasil e que geram valor para as comunidades, transformando a vida das pessoas”, comenta.

Durante todo o período de execução do projeto, foram entregues para a associação equipamentos de proteção individual (EPI), insumos, além de assistência técnica e diversas capacitações para o aprimoramento da prática da apicultura. A iniciativa também conta com as parcerias do SENAR, RURALTINS e Prefeitura de Angico (TO), destacando a criação de uma Secretaria Executiva formada por membros das associações que irão administrar a Casa do Mel a partir de agora.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.