O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, é uma data especial dedicada a reconhecer e celebrar o poder transformador do voluntariado. A iniciativa busca destacar a importância das empresas em envolver pessoas em atividades voluntárias que beneficiem a comunidade e causem um impacto social positivo. A Suzano, por meio do programa Voluntariar, atua há mais de 20 anos, guiada por seus direcionadores de cultura, promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão.
A companhia contou no primeiro semestre de 2023 com mais de 7 mil pessoas beneficiadas por meio das ações desenvolvidas pelo programa em todo o Brasil. As iniciativas contaram com cerca de 2.130 voluntários(as) entre colaboradores(as), familiares e prestadores de serviço, com um engajamento de 57% homens, 43% mulheres, totalizando 5.284 horas voluntárias em 41 unidades participantes.
“A Suzano, reconhece que o voluntariado não apenas contribui para a comunidade, mas também fortalece a coesão da equipe, desenvolve habilidades de liderança e proporciona uma sensação de realização pessoal para os colaboradores e colaboradoras”, destaca Erica da Silva, colaboradora na empresa e líder do Voluntariar em Ação.
Entre as ações que incentivam o voluntariado no Maranhão estão: o Programa Formare, Contribuindo para o Futuro, Mostre Seu Amor pelo Amor Pelo Rio Tocantins, Voluntariar em Ação e ações sociais como a campanha de doação de sangue Amigos da Vida.
Na unidade de Imperatriz, o Programa já se consolidou e agrega colaboradores(as), familiares e prestadores de serviço que dedicam seu tempo e talento, buscando uma transformação social em todo o estado. Ricardo Savacini está entre esses voluntários, ele ressalta que “participar das ações de voluntariado da Suzano tem sido uma experiência incrível. Ver como nossa dedicação impacta positivamente a vida das pessoas é gratificante. Poder fazer parte de projetos que promovem a preservação da natureza e conscientizam sobre a importância da sustentabilidade é uma maneira concreta de colocar em prática o que eu acredito”.
Desde 2019 a unidade conta com a participação de mais de 1.500 voluntários(as) que juntos e juntas reforçam o protagonismo social e promovem uma mudança positiva na sociedade.
Para a Coordenadora do Programa Voluntariar e Projeto de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi, a companhia atua como impulsionadora na transformação de um mundo melhor. “A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo, e o programa Voluntariar é um exemplo disso. Essa iniciativa só é possível com o envolvimento de pessoas engajadas em diversas áreas na realização de iniciativas voluntárias, que transformam a vida de muitas pessoas nas regiões onde a empresa possui atuação. Isso reforça o nosso compromisso como empresa de contribuir com o desenvolvimento sustentável nessas regiões para construir uma sociedade cada vez melhor para todos e todas”, finaliza.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a Vida a Partir da Árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em www.suzano.com.br