
A Suzano, maior produtora mundial de celulose do mundo e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, anuncia um aporte de US$ 13,5 milhões para a Doerr School of Sustainability da Universidade de Stanford. Esta doação faz parte da iniciativa de legado da companhia, que destinará até US$ 100 milhões para universidades e organizações, com o objetivo de contribuir com a capacitação da próxima geração de líderes para enfrentar desafios de sustentabilidade e avançar nos esforços globais para proteger e restaurar a natureza.
O financiamento será destinado a apoiar professores e estudantes que realizam pesquisas acadêmicas relacionadas ao Brasil e à sustentabilidade, podendo incluir áreas como conservação da biodiversidade, restauração de habitats naturais, mitigação e adaptação climática, entre outras questões socioambientais relevantes.
Cadeira de professor titular e bolsas de estudo
O acordo envolve a criação, em caráter perpétuo, de uma cadeira de professor titular na Stanford Doerr School of Sustainability, além do financiamento de seis bolsas de estudo permanentes para estudantes de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado, com interesses de pesquisa no Brasil ou experiência prévia no país. Haverá uma campanha de recrutamento proativa, dedicada a identificar candidatos(as) talentosos(as) e incentivá-los(as) a se inscrever.
A doação da Suzano ocorre após a assinatura de um Memorando de Entendimento com a escola no ano passado, visando colaborar em objetivos mútuos de sustentabilidade. "Na Suzano, sabemos que o futuro do nosso negócio depende da natureza e é por isso que a sustentabilidade é tão fundamental para a nossa estratégia de negócio. Nossa iniciativa foi idealizada para ajudar a desenvolver a próxima geração de especialistas e líderes de que o mundo precisa, capacitando-os com o conhecimento e as habilidades necessárias para proteger nosso planeta.’’, diz Beto Abreu, CEO da Suzano. ‘’Temos orgulho em apoiar estudantes em uma das universidades mais prestigiadas do mundo, possibilitando a realização de pesquisas acadêmicas que serão essenciais para criar conhecimento e desenvolver soluções inovadoras para lidar com desafios ambientais e sociais.’’, completa Beto.
"Na Stanford Doerr School of Sustainability, estamos comprometidos em oferecer aos futuros líderes o conhecimento necessário para promover um progresso significativo em sustentabilidade. Estamos trabalhando para enfrentar alguns dos mais urgentes desafios globais de sustentabilidade dos nossos tempos e ficamos muito satisfeitos em receber o apoio da Suzano", diz Arun Majumdar, Reitor da cátedra Chester Naramore e Professor da cátedra Jay Precourt na Stanford Doerr School of Sustainability.
Este acordo faz parte de uma iniciativa mais ampla que marca o centenário da Suzano, que também levou a companhia a colaborar com instituições como a Universidade de Cambridge e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).