Os projetos socioambientais, Ecovassouras e Empoderarte, desenvolvidos em Belém, mobilizam estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e provocam mudanças na vida de pessoas da comunidade do bairro da Sacramenta. As iniciativas são resultado da parceria entre a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Enactus-UFRA, com o objetivo de promover a economia solidária e semear a cultura da sustentabilidade na região.
O Ecovassouras, atua com a fabricação de vassouras a partir de garrafas PET reintegrando à cadeia produtiva materiais que seriam descartados na natureza. Já o Empoderarte, é voltado para o incentivo à culinária criativa e ao artesanato feito por mulheres, promovendo o desenvolvimento social por meio do fortalecimento dos laços comunitários, incentivando a colaboração e criando um ambiente de apoio mútuo.
Josiane Ferreira Martins, 45 anos, artesã e costureira, tem dois filhos e mora na passagem Vila Nova, na Sacramenta. Começou a participar do “Empoderarte” e já ampliou sua rede de clientes. "O projeto me proporciona comercializar meus produtos. Com isso, consigo gerar mais renda para a minha família", disse. Josiane não esconde a satisfação. "Hoje em dia eu posso dizer que vivo do meu artesanato e me sinto muito orgulhosa da minha trajetória", afirmou.
Ambas as iniciativas proporcionam o empoderamento econômico por meio de capacitação em habilidades voltadas para o meio digital e de vendas, permitindo que gerem uma fonte adicional de renda para reduzir a dependência financeira e aumentar a autonomia econômica das famílias.
O acadêmico e diretor de RH da Enactus-URFA, Haroldo Lobo, destaca a importância da atuação dos estudantes da UFRA nos projetos como uma forma de compartilhar experiências e agregar valor para a comunidade. “A educação e a sustentabilidade são pilares fundamentais para a construção de um futuro mais justo para todos. Os estudantes têm um papel fundamental nesse processo. Entramos com a nossa expertise para converter a teoria em ações práticas e garantir uma gestão eficiente de tudo que é produzido pela comunidade”, disse.
A parceria entre a Suzano e Enactus-UFRA teve início no final do ano passado e se estenderá até julho de 2024. Ao todo, 59 pessoas da comunidade da Sacramenta, estão diretamente envolvidas com os projetos. Agora, uma nova frente da iniciativa está em fase de implementação, o Horti-Sacra, que visa estimular a autonomia alimentar e o reaproveitamento de materiais por meio de hortas verticais nos quintais das casas.
Para Joana Mamedes, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, são parcerias como essa que reforçam o compromisso da Suzano em contribuir com o desenvolvimento sustentável da região. “Nós da Suzano temos um direcionador de cultura que fala sobre ‘Gerar e Compartilhar Valor’, e essa iniciativa demonstra na prática esse compromisso. É por meio dessa união e parceria que conseguimos contribuir para que a comunidade ganhe força para crescer e se desenvolver de forma sustentável, valorizando a cultura local e gerando renda para a comunidade.”, finalizou.