A Suzano, que é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Sesi/Senai e a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, realizou a formatura e entrega dos certificados aos alunos do Projeto Suzano nas Comunidades. O evento aconteceu no dia 14 de outubro, na tenda montada na Praça do Cais, durante o Festival do Camarão e Frutos do Mar.
Cerca de 70 formandos, moradores de diversas comunidades urbanas e rurais do município, compareceram ao evento e receberam os certificados de conclusão dos cursos ministrados pelo Senai. O projeto faz parte de um robusto programa de investimento social da Suzano na região, que inclui a oferta de qualificação profissional com foco no fomento a negócios locais, com o objetivo de contribuir com a geração de renda e a redução das desigualdades sociais.
A formanda do curso de Panificação, Maria da Silva Prates dos Anjos, moradora de Braço do Rio, foi convidada a subir ao palco e agradeceu pela iniciativa da Suzano. "O curso foi muito importante para minha vida, agora sou autônoma e já trabalho com a produção de pães para ajudar na renda de casa. Estou feliz e muito grata", diz.
O projeto Suzano nas Comunidades começou em 2022 e já capacitou cerca de 1.400 moradores de Conceição da Barra em cursos e oficinas de diversas áreas, como culinária, costura industrial, elétrica, informática, autoliderança, noções de administração, dentre outros.
A solenidade de entrega dos diplomas contou com a presença do prefeito de Conceição da Barra, Walyson José Santos Vasconcelos (Mateusinho); da secretária municipal de Educação, Cristiane de Sousa Sena; do analista técnico do Senai, Marcelo Gaia; e dos executivos(as) da Suzano: Jany Guizzardi (gerente executiva florestal), Douglas Peixoto (coordenador de Desenvolvimento Social) e Brenda Linhares (coordenadora de Comunicação e Marca); além de representantes do comércio local e da sociedade civil.
"Essa ação faz parte do Plano Social da Suzano, que prevê investimentos na região e potencializa o empreendedorismo, a autonomia financeira e a qualidade de vida para comunidades prioritárias urbanas, rurais e tradicionais, gerando uma rede de oportunidades", afirma o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Douglas Peixoto.
Desde o ano passado, a parceria entre Suzano e Sesi/Senai já capacitou 3.357 alunos em 76 cursos (4.780 horas/aulas) e 130 oficinas (604 horas/aulas) nos municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário e Jaguaré.