Parceria com Suzano garante recurso financeiro e computadores para o Instituto Cultural Tambor de Raiz, de Conceição da Barra, na Bahia

Uma equipe da Suzano visitou as dependências do instituto para conhecer o local e as atividades desenvolvidas pela instituição

8/7/24
|
4
min. de leitura
Parceria com Suzano garante recurso financeiro e computadores para o Instituto Cultural Tambor de Raiz, de Conceição da Barra, na Bahia

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou a doação de 10 computadores e repasse financeiro, por meio da Lei Rouanet, para o Instituto Cultural Tambor de Raiz, que tem sede em Conceição da Barra (ES). O apoio da companhia visa melhorar e garantir o atendimento às 47 crianças e adolescentes, de 9 a 12 anos de idade, amparados pelo instituto e oriundos de comunidades quilombolas e bairros periféricos da cidade.

De acordo com o presidente do Instituto, Benedicto Camillo Guimarães Filho, a aquisição dos computadores vai auxiliar nas atividades de funcionários e alunos. “Essa doação supre o déficit de máquinas que tínhamos para atender a parte burocrática do instituto e também às nossas crianças. A maioria dos alunos não tem computador em casa, por isso a importância de possibilitar o acesso fácil à internet dentro do instituto. O apoio financeiro via Lei Rouanet também permite que a gente caminhe com mais tranquilidade”, afirma Benedicto.

Educação artística

O Instituto Cultural Tambor de Raiz abriga, há dois anos, uma escola de arte, com aulas às segundas, terças e quartas, no contraturno escolar. Os alunos dispõem de cursos de música, teatro, dança, capoeira e jongo, despertando o interesse pela cultura e o reconhecimento de suas ancestralidades. Além das aulas, os estudantes contam com alimentação cedida pela escola, a partir de orientação nutricional. “Atendemos hoje crianças em vulnerabilidade social das comunidades Linharinho, Quilombo Urbano de Santana, do bairro Santo Amaro e da Casa da Acolhida de Conceição da Barra”, ressalta Benedicto.

O instituto funciona nas dependências da Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra (ABLA), e o imóvel está aos poucos melhorando a sua estrutura para atender aos alunos. Na última quinta-feira, dia 1, uma equipe da Suzano visitou o local para conhecer as dependências e as atividades desenvolvidas pelo instituto. O analista de Relações Corporativas da Suzano, Julio Augusto de Souza Soares, considerou o trabalho do instituto de extrema importância.

“O Tambor de Raiz exerce um papel fundamental em Conceição da Barra e a Suzano entende que é seu papel contribuir com instituições como essa, que lutam por um mundo mais justo. Sabemos que sozinhos não conseguiremos transformar a realidade desses jovens, por isso atuamos em parceria com organizações da sociedade civil. Além disso, temos metas de longo prazo, com foco na redução da pobreza e no impulsionamento da educação”, afirma Julio.

Também integraram a equipe da Suzano na visita: Rafaela Satiro Cavalcanti e Claudyo Peralta (Relacionamento Social) e Evandro Boltazar (Comunicação e Marca).

Festival Pocar

As crianças do Instituto Tambor de Raiz realizaram um espetáculo de dança na abertura do Pocar Festival de Cultura, na noite do dia 1º de agosto, na praça do Cais. Na ocasião, os alunos puderam mostrar ao público do Pocar o resultado das atividades desenvolvidas pelo instituto.

A programação do festival foi encerrada no domingo, dia 4, com atrações gratuitas, como música, teatro, dança, cultura popular tradicional, circo, cinema, literatura e artes plásticas, além de oficinas, rodas de conversa e atividades de formação. A Suzano é uma das patrocinadoras oficiais do evento, que é referência na cena cultural do Espírito Santo.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.