Com o intuito de fortalecer a luta contra o câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa de São Mateus, no Norte do Estado, ganhou na edição deste ano o apoio da Suzano. A empresa anunciou a compra de 100 exames de mamografia para mulheres quilombolas e em situação de vulnerabilidade social da região. A campanha intitulada “Esse laço nunca fez tanto sentido” é promovida por três clínicas de diagnóstico por imagem da cidade: Cedim, Med Imagem e Clínica Salles, e conta também com apoio da prefeitura e outras empresas locais.
Para a consultora de Relacionamento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, que também é embaixadora da campanha, é necessário aproximar as comunidades mais distantes da cidade aos serviços de prevenção e tratamento. “É importante a união de forças para criar esta estratégia de mobilização e combate ao câncer de mama. Vamos contribuir com exames e o transporte das mulheres quilombolas de São Mateus no Dia D da campanha. A Suzano é parceira em diversas iniciativas sociais nas regiões onde está presente, e estamos muito gratos em fazer parte de mais esta iniciativa tão importante”, ressalta.
O Dia D da campanha acontece em 19 de outubro, no SESC de São Mateus, das 8h às 14h, e vai contar com atendimentos presenciais com diversos profissionais de saúde, prescrição de exames, rodas de conversas, palestras, atividades físicas, sorteio de brindes, recreação para crianças, serviços de beleza, dentre outras atividades. A programação é totalmente gratuita e terá o apoio de estudantes de cursos da área da saúde de uma faculdade da cidade.
“Esta é a segunda edição do evento, mas neste ano a campanha está maior, com a adesão de novos parceiros, entre empresas, organizações sociais e instituições de ensino, agregando valor e aumentando o alcance e o impacto da campanha”, afirma um dos organizadores, Wilson Tavares, diretor da Med Imagem, acrescentando que o objetivo principal é a instrução sobre o diagnóstico precoce, considerando o alto índice de casos positivos de câncer de mama na região.
Campanha Outubro Rosa de São Mateus
Em 2023 a Campanha Outubro Rosa de São Mateus impactou 4.636 mulheres e 732 exames de mamografia foram realizados gratuitamente, sendo que 11 casos foram positivos para o câncer de mama. Um índice é considerado extremamente alto pelos organizadores, já que no Brasil a taxa estimada é de 66,5 casos por grupo de 100 mil mulheres.
Outro dado importante é que 94 mulheres atendidas pela campanha em 2023 realizaram o exame de imagem da mama pela primeira vez. “Por incrível que pareça, tivemos caso de pessoa com 70 anos de idade que nunca havia feito uma mamografia, o que mostra a importância da ação, principalmente para o público em situação de vulnerabilidade social”, ressalta Wilson Tavares.
A doença é o tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino e a segunda doença mais incidente entre as mulheres. Apesar disso, e de ser a primeira causa na taxa de mortalidade em mulheres no mundo, os índices de cura giram em torno de 95%, desde que descoberto precocemente.