Termina no dia 18 de agosto o prazo de inscrições para o programa de qualificação de jovens da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto. O processo de inscrição do Programa Formare está aberto desde o dia 16 de julho para jovens de 18 ou 19 anos completos até 30 de agosto deste ano. Esta será 17ª turma do programa em Suzano e irá formar 20 jovens no curso de Operador de Processo de Produção.
Desenvolvido pelo Programa Voluntariar da Suzano, em parceria com a Fundação Iochpe, o programa visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o mercado de trabalho.
Além da idade, quem se interessar em participar deve atender aos seguintes pré-requisitos:
- Ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa
- Não ser filho ou filha de colaborador(a) da Suzano
- Ter Ensino Médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano em escola pública
- Residir em Suzano ou em Jundiapeba (Mogi das Cruzes)
- Ter disponibilidade para estudar presencialmente das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira
- Não ter sido Aprendiz da Suzano anteriormente.
Desenvolvimento profissional
“O Formare é um programa de grande importância para o desenvolvimento de habilidades profissionais de jovens. Somente na Unidade de Suzano, o programa já formou 280 jovens, com uma taxa de 40% de absorção da mão de obra somente na unidade. Esta iniciativa está alinhada ao nosso direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo, pois incentiva o voluntariado por parte dos(as) nossos(as) colaboradores(as), enquanto proporciona oportunidades de aprendizado e crescimento profissional para os(as) jovens no mercado de trabalho”, destaca Glaucia Dias, gerente de Comunicação e Marca.
Além da capacitação profissional gratuita, com carga horária de 1.200 horas, o programa oferece outros benefícios como: uniforme completo, material escolar, alimentação na fábrica, transporte, plano de saúde e seguro de vida. As aulas serão ministradas por colaboradores voluntários da empresa, que recebem capacitação da Fundação Iochpe, para compartilhar suas habilidades e experiências. O curso terá duração de 10 meses, abrangendo disciplinas práticas e teóricas.
A jovem Amanda Elen Cunha da Silva, de 19 anos, é uma das alunas da 16ª turma do Formare, concluída no dia 2 agosto. Para ela, a participação no projeto trouxe inúmeros aprendizados e foi fundamental para que se preparasse para o mercado de trabalho. “A minha experiência no Formare foi muito positiva. Durante as nossas aulas práticas e teóricas eu aprendi muito sobre os processos de produção de papel e celulose. A rotina com os funcionários da Suzano também foi muito importante para o meu amadurecimento profissional. Hoje, finalizando este ciclo, eu me sinto pronta para buscar novas oportunidades na área”, afirma Amanda que também participou do processo seletivo de Estágio da Suzano.
Processo seletivo
Buscando agilizar o processo seletivo e melhorar o acompanhamento das etapas pelos(as) participantes, neste ano as inscrições para o processo seletivo do programa Formare, da Suzano, serão realizadas pela Gupy (acesse aqui) de 15 de julho a 18 de agosto.
Para se inscrever, é preciso acessar o link e buscar pela vaga “Aprendiz - Formare” e clicar em "Candidatar-se".
Em seguida, é necessário fazer login no site com o e-mail e senha cadastrados, ou realizar o pré-cadastro caso não o tenha, e preencher a inscrição para a vaga. Após a inscrição, é enviado um link para realizar a prova de conhecimentos básicos em português e matemática.
Os candidatos e candidatas que melhor se classificarem, considerando perfil e avaliação, participarão da etapa presencial, que consistirá em uma dinâmica de grupo e entrevista individual. A etapa final é composta por uma entrevista familiar, para comprovação do atendimento aos requisitos de vulnerabilidade socioeconômica.
A previsão é que o processo seletivo seja concluído até setembro e a contratação e início das aulas a partir de outubro deste ano.