Festival do Camarão de Conceição da Barra terá embalagens renováveis

A Suzano vai fornecer embalagens de papel, diminuindo os resíduos plásticos gerados pelo evento

10/8/24
|
4
min. de leitura
Festival do Camarão de Conceição da Barra terá embalagens renováveis

O 9º Festival do Camarão e Frutos do Mar de Conceição da Barra, um dos principais festivais de gastronomia capixaba, começa no próximo dia 10 de outubro e terá neste ano uma novidade com forte apelo sustentável. A Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, vai fornecer embalagens de papel produzidas pela companhia, com material reciclável, que serão utilizadas para servir os alimentos. A iniciativa tem o objetivo de diminuir os impactos ambientais gerados pelo evento, reduzindo a quantidade de plástico no festival e consequentemente para o mundo.

“O uso de medidas sustentáveis em grandes eventos é uma tendência mundial, que não pode ser desprezada. Apesar de o evento ainda conter parte dos itens em plástico, as embalagens oferecidas por nós são um primeiro passo que a Suzano está dando para a sustentabilidade do evento. As embalagens que vamos fornecer são de papel Bluecup®, material de fonte renovável e biodegradável”, explica o coordenador de Licenciamento Ambiental da Suzano e morador de Conceição da Barra, Ismael Paranaguá.

A Suzano é patrocinadora oficial do festival, que é uma realização da Associação Turística de Conceição da Barra (ATUR) e vai contar com mais de 30 pratos preparados com camarão, além de uma programação cultural gratuita e diversificada, com apresentações folclóricas e mais de 10 shows musicais.

Atrações do Festival

Uma das grandes atrações é o cantor e compositor Renato Teixeira, reconhecido nacionalmente por sucessos como "Tocando em Frente" e "Romaria". O artista é autor de grandes clássicos da música sertaneja no Brasil, regravados por artistas como Maria Bethânia, Daniel e Sérgio Reis, entre outros.

Dentre as delícias que estarão à venda no festival, estão empadas, pastéis, pizzas, esfirras, acarajés e porções de petiscos diversos. A prova e apresentação dos pratos ocorreu na última semana de setembro para um público qualificado. Os chefs locais prepararam para este ano uma variedade impressionante de pratos, que vão desde as receitas clássicas até inovações culinárias que prometem surpreender os paladares mais exigentes.

O presidente da ATUR, Ronan Malacarne, compartilhou a empolgação em relação ao evento. “O Festival do Camarão e Frutos do Mar é um evento que celebra não apenas a gastronomia local, mas também a cultura e a comunidade. Toda a região se beneficia durante o evento, com o aumento do fluxo de pessoas e a movimentação da economia. Estamos ansiosos para receber os visitantes de toda parte para desfrutar do melhor que Conceição da Barra tem a oferecer”, destacou.

A Suzano vem contribuindo com o repasse de recursos financeiros destinados à promoção do turismo de lazer em Conceição da Barra, durante a alta e baixa temporadas, ajudando a fortalecer o trade turístico. A empresa é patrocinadora dos três principais eventos gastronômicos do município: Festival do Caranguejo, Festival do Camarão e Frutos do Mar e Festival da Maior Moqueca do Mundo.

“Estamos colaborando com a geração de renda, ajudando a fortalecer o comércio local, aumentar o número de empregos e a ocupação da rede hoteleira. A Suzano tem o compromisso de deixar um legado positivo nas regiões onde atua”, completa o analista de Relações Corporativas da Suzano, Julio Augusto de Souza Soares.

PROGRAMAÇÃO: 9º Festival do Camarão e Frutos do Mar

10/10 - 5ª feira

17h: Abertura da praça de alimentação

18h30: Saulo e Banda (palco 360)

22h: Leony – Rock (palco 360)

11/10 – 6ª feira

11h: Abertura da praça de alimentação

11h: Didick – MPB (palco 360)

15h: Júnior e Manu – roda de samba (palco 360)

18h: Apresentação folclórica

20h: Léo Lima (palco principal)

22h30: Cadu Caruzo faz cover de Cazuza (palco principal)

12/10 - Sábado

11h: Abertura da praça de alimentação

11h: Resenha do Jon Jon – roda de samba (palco 360)

15h: Preto Pires (palco 360)

16h30: Tarde kids (palco principal)

18h: Apresentação folclórica

18h: Bandinha Por do Sol (nas ruas, chegada no cais)

20h: SKOPPA (palco principal)

22h30: Renato Teixeira – atração nacional (palco principal)

13/10 - Domingo

11h: Abertura da praça de alimentação

11h: Parmênio (palco 360)

15h: Rafael Bidu – roda de samba (palco 360)

18h: Banda Agitus (palco 360)

21h: Encerramento do Festival

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.