Em novo espaço, associação amplia vendas e renda de mulheres em Teixeira de Freitas

Suzano apoia o projeto com auxílio na gestão, comercialização e compra de equipamentos

5/9/24
|
4
min. de leitura
Em novo espaço, associação amplia vendas e renda de mulheres em Teixeira de Freitas

A Associação de Mulheres Mão na Massa, projeto que há dois anos estimula o empreendedorismo de um grupo de trabalhadoras da periferia de Teixeira de Freitas, está funcionando em um novo espaço, no bairro São Lourenço. O novo imóvel favorece a ampliação da renda e comercialização dos produtos fabricados pelas associadas, como biscoitos, bolos, pães de queijo, chipas, chimangos e outros itens alimentícios.

O projeto é apoiado pela Suzano, que contribuiu com orientações sobre organização, produção, gestão e comercialização dos produtos. Além disso, a empresa apoiou na compra de equipamentos para gastronomia, uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs), e na criação de materiais de divulgação do grupo.

De acordo com a presidente da associação, Rosa dos Santos Braga, o novo espaço para comercialização era um sonho do grupo, que fazia as vendas de porta em porta. “A associação funcionava dentro da minha casa, onde fabricávamos os produtos para vender na rua. No entanto, com o apoio da Suzano, tivemos um crescimento da produção e renda, o que favoreceu para que conseguíssemos assumir o aluguel de um espaço maior e adequado para montar a loja”, conta Rosa.

A loja foi equipada com recursos repassados pela Suzano para compra de máquinas e equipamentos, como fornos industriais, freezers, balcão de frios, balcão para alimentos quentes, multiprocessador, dentre outros. Além disso, a empresa estimula o desenvolvimento dos negócios da associação ao contratar serviços de fornecimento de alimentos para os eventos que promove.

A associação conta hoje com 15 mulheres, que passaram por cursos de culinária e participam da fabricação dos produtos. O lucro obtido com a venda dos produtos é distribuído entre as associadas, contribuindo para a renda de suas famílias. Ao todo, 42 pessoas são beneficiadas diretamente pelo projeto.

Rosa Braga esclarece que a entidade está fazendo a triagem de outras mulheres para o projeto. “Nosso objetivo é contemplar mais mulheres, principalmente as que estão vivendo em algum tipo de vulnerabilidade social, e dar a elas as mesmas oportunidades que estamos tendo. Hoje, as associadas já conseguem ter uma renda razoável para auxiliar no sustento de suas famílias”, ressalta.

O analista de Relacionamento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, esclarece que a ação está alinhada com o compromisso social da companhia. "Nossos projetos com comunidades vizinhas possibilitam segurança alimentar, empoderamento e autonomia financeira às pessoas. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento pautado no diálogo ativo e transparente com as comunidades", afirma.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.