Cerimônia marca encerramento do curso de Mestre de Obras em Açailândia, no Maranhão

O curso faz parte de um pacote de investimentos voltados a capacitação profissional oferecido pela Suzano em parceria com a Prefeitura de Açailândia, CIEMA e SENAI

3/30/24
|
4
min. de leitura
Cerimônia marca encerramento do curso de Mestre de Obras em Açailândia, no Maranhão

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA) e a Prefeitura de Açailândia, realizaram a cerimônia de encerramento do curso de formação profissional em Mestre de Obras.

A solenidade aconteceu na sede do Senai em Açailândia e contou com a participação dos alunos e seus familiares, representantes do poder público, e da empresa Suzano, além de parceiros que contribuíram para a realização do curso. Na ocasião, 26 alunos receberam o certificado de conclusão, que os tornam aptos a exercer a nova profissão.

Netiara Bueno Carvalho, foi uma das alunas que concluíram o curso de Mestre de Obras e acredita ter sido uma oportunidade única. “O curso foi muito proveitoso, as aulas foram bem humanizadas, aprendemos como fazer o orçamento do material de uma obra e como elaborar a planta de uma casa. Aprendizados que podem ser usados não apenas na área profissional, mas também no nosso dia a dia”, conta.

Para o aluno Lucas Rocha Aguiar, que já trabalha na área da construção civil há 8 anos, a formação serviu como um aprimoramento para seu currículo. “Esta semana, incluí a formação no meu currículo como um curso pós-técnico, pois para mim representou uma especialização. Anteriormente, meu conhecimento se limitava ao que era executado no dia a dia. Agora, adquiri uma compreensão mais técnica e específica sobre o funcionamento das obras”, esclarece.

Qualificar a mão de obra local e gerar oportunidades de trabalho para as pessoas das regiões onde atua é um dos compromissos da Suzano, destaca a Gerente de Relações Corporativas da Suzano, Rakel Murad. “Queremos investir no desenvolvimento local e dar oportunidades para que todas as pessoas se capacitem e possam exercer suas profissões, contribuindo ativamente para o crescimento da região. Essa é uma forma de impulsionar a educação e construir um futuro melhor para todos e todas”, pontua.

A formação dos alunos teve início em fevereiro e incluiu atividades teóricas e práticas, proporcionando situações reais do dia a dia de uma obra, que foram executadas de forma cuidadosamente planejadas e realizadas em ambientes seguros e adequados. Os recém-formados realizaram o curso gratuitamente, com aulas de segunda a sexta-feira e carga horária diária de oito horas.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.