Na manhã de 31 de julho, 47 participantes das oficinas de qualificação profissional com foco em empreendedorismo jovem, oferecidas pela Suzano em Açailândia, receberam o certificado de conclusão que os tornam aptos a exercer as novas habilidades adquiridas. A cerimônia de encerramento aconteceu na Igreja Batista da Promessa, e contou com a presença de representantes do poder público, líderes das instituições parceiras e familiares dos participantes.
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo do eucalipto, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Vila Ildemar e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ofertaram as oficinas “Quanto vale meu produto ou serviço?”; “Atendendo com Resultados” e “Técnicas de Vendas e Estratégias de Mídias Sociais”, com o objetivo de promover o desenvolvimento social contínuo na comunidade. A formação possibilitará que a turma identifique novas oportunidades de negócios, já que agora nossos estudantes possuem a certificação com foco em análise e planejamento, precificação de produtos e serviços, técnicas de vendas e estratégias de marketing digital.
Rafaela dos Santos Sousa, foi uma das alunas que concluiu o curso profissionalizante e acredita ter sido uma oportunidade única. “O curso me ajuda tanto para trabalhar em alguma empresa, quanto para abrir o meu próprio negócio, pois, além de aprender sobre atendimento, precificação e mídias sociais, também mudou o nosso ponto de vista sobre tudo o que vivemos”, conta.
Para o aluno Lucas Silva Lima, a formação serviu como um aprimoramento para seu currículo. “Esse ensino ajuda tanto para a minha vida profissional quanto para aplicar no mercado de trabalho, pensando que posso abrir a minha própria empresa e ter conhecimentos na área me auxilia, cada vez mais, em saber o que fazer”, esclarece.
Qualificar a mão de obra local e gerar oportunidades de trabalho para as pessoas da própria região onde a empresa atua é um dos principais objetivos da Suzano, destaca Rakel Murad, Gerente de Relações Corporativas. “Estamos felizes em poder proporcionar qualificação profissional e contribuir com o crescimento local, gerando renda e oportunidade. Entendemos que esse é o nosso papel e vamos continuar atuando para impulsionar a educação, pois acreditamos que esse é um grande pilar para o desenvolvimento dessas comunidades”, pontua.