Com o apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, o trabalho realizado por artesãos e artesãs do Vale do Paraíba e Alto Tietê foi exposto na 13ª edição da ABCasa Fair, a maior feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina, que aconteceu em São Paulo (SP) entre os dias 14 e 17 de agosto.
No espaço Suzano + ABCasa Social estavam presentes representantes dos projetos sociais de São Paulo: Gestores da Moda (desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Jacareí, Senai e Sebrae), Cerâmica Vargem do Tanque, Mãos que Valem (artesãs de São Silvestre) e Artesanato de Suzano (realizado em parceria com a Prefeitura da cidade de Suzano e o Sebrae).
Oportunidades de negócios
O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Adriano Martins, destaca que a abertura de oportunidades de exposição e comercialização de produtos das comunidades vizinhas às operações da Suzano, fortalece o relacionamento e desenvolvimento local, além de estar alinhada com os Compromissos da companhia para Renovar a Vida, que incluem metas de longo prazo para combater a pobreza e promover o desenvolvimento social. A empresa também tem como compromisso tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas áreas onde atua até 2030.
“Nós, da Suzano, temos um direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo, e iniciativas como essa valorizam o trabalho dos artesãos e fortalecem a cultura e as tradições locais, contribuindo para a geração de emprego e renda. A ABCasa Fair é uma das principais vitrines para os projetos sociais que apoiamos. Além disso, essas iniciativas incentivam a criatividade, a diversidade e a sustentabilidade dos produtos artesanais”, destaca Adriano.
A ABCasa Fair reúne expositores de artigos para casa, decoração, utilidades domésticas e do setor têxtil de todo o Brasil e países vizinhos, e possibilita que esses profissionais acessem um mercado mais amplo, o que reforça a importância do estande da Suzano no evento, sendo o único destinado à exposição de peças produzidas por artesãos de projetos sociais.