Mais de duas toneladas de resíduos foram coletadas na 6ª edição da campanha “Mostre Seu Amor Pelo Rio Tocantins”, realizada pela Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto. Entre as duas toneladas, foram separados mais de 400 kg de materiais recicláveis, segundo o levantamento realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH).
A ação é uma campanha de conscientização junto a população de Imperatriz sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos e como isso afeta os recursos hídricos. Este ano, a ação contou com 574 voluntários, entre colaboradores da empresa, familiares, estudantes de escolas e universidades, defesa civil e órgãos públicos, além da comunidade em geral.
A coleta dos resíduos concentrou-se na Beira Rio, no setor próximo as peixarias, no Porto da Balsa e na Praia da Bela Vista, em áreas seguras e contando com equipamentos de segurança para todos os voluntários. Os resíduos coletados foram destinados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), fazendo a destinação correta dos resíduos, tanto para o descarte final quanto a separação de itens para a reciclagem, gerando renda a associação.
Conscientização ambiental
O Gerente de Meio Ambiente Industrial da Suzano, Carlos Alexandre, explica a importância de promover a preservação ambiental. “Nosso principal objetivo é trabalhar incansavelmente na conscientização da população, promovendo uma cultura de preservação e cuidado com o meio ambiente. Este rio não é apenas um recurso natural; é um símbolo essencial que carrega a história, a identidade e o futuro do município de Imperatriz. A preservação dele representa, portanto, um compromisso profundo com a nossa comunidade e com as próximas gerações.”, destaca.
A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEPLU), 50º BIS, 3º BPM, SAMU, Defesa Civil, Marinha e Corpo de Bombeiros.
Esforço em equipe
O voluntário Deglan Alves demonstrou preocupação pela quantidade de lixo coletado, e, em contrapartida, também ficou comovido pelo esforço em equipe para contribuir com a causa. “Podemos ver muito plástico, vidro e com isso surge a necessidade de projetos como esse. As vezes andamos pela Beira Rio e não temos a dimensão da quantidade de resíduos jogados ao redor. Fico feliz em ver que as pessoas estão trabalhando coletivamente em prol de um bem maior, que é nosso querido rio Tocantins”, pontua.
O evento promove a preservação ambiental, a mobilização da comunidade, além de levar dicas de descarte de objetos, para que, juntos, cidade e empresa, possam proteger o rio Tocantins - o segundo maior rio totalmente brasileiro. Além disso, este ano teve um espaço dedicado às crianças, oferecendo brincadeiras e histórias lúdicas sobre a preservação ambiental, como uma forma de incentivar os pequenos sobre a pauta.
Trabalho educativo
A Assistente Administrativa, Priscila Maximiano, ressalta a importância de dedicar espaço às crianças em ações como essa, ensinando desde cedo sobre como contribuir com o planeta de forma positiva. “Podemos ajudar as crianças a terem consciência sobre cuidar do meio ambiente, então trouxemos tarefas que ajudem nessa percepção ambiental enquanto os pais coletavam os resíduos. Eles puderam participar de atividades, pinturas e brincadeiras que auxiliam nessa reflexão sobre o meio ambiente e os cuidados necessários”, informa.
O projeto está ativo desde 2017 e já está em sua sexta edição. Ao todo, a ação já reuniu mais de mil voluntários e teve mais de 6 toneladas de resíduos coletados às margens do rio Tocantins, contribuindo para a manutenção e preservação dos recursos naturais da cidade.