O assentamento Bela Vista, na zona rural de Montanha, Norte do Estado, recebeu investimento da empresa Suzano para melhoria no sistema de abastecimento de água da comunidade. A antiga caixa d’água da localidade foi substituída por um novo reservatório, com capacidade de 16 mil litros de água, suficiente para abastecer todas as residências locais.
Na última segunda-feira, dia 25, uma equipe da área de Relacionamento Social da Suzano esteve na localidade para entregar o equipamento às famílias locais. “Nós fizemos um trabalho de mapeamento, onde identificamos as comunidades próximas às áreas de expansão da base de plantio na região. Aqui em Bela Vista, a troca da caixa d’água foi uma demanda urgente levantada pela população”, esclarece Wanderley Souza, agente de relacionamento social da Suzano.
A antiga caixa d’agua, fabricada em aço, estava em situação precária, com várias emendas de reparo, em estado crítico de ferrugem e vazamento constante. A moradora Jucelia Azevedo relata a preocupação com o estado de conservação do reservatório. “A caixa de aço tinha muita ferrugem, o que colocava em dúvida a qualidade da água, gerando risco à saúde da população. Agora que foi instalada a caixa plástica, dentro dos padrões de saúde, a gente fica mais tranquilo. Além disso, a caixa antiga tinha vazamento 24 horas por dia, um desperdício enorme, e estava constantemente em reparo”, lembra.
O presidente da Associação de Pequenos Agricultores Verino Sossai (APAVES), Vanderley França Freire, esclarece que esta era uma necessidade antiga da comunidade. “Por vários anos a gente enfrentou dificuldade para conseguir recursos junto aos poderes políticos. Foi após uma visita do agente da Suzano, que iniciamos as tratativas com a empresa, enviamos um ofício e hoje comemoramos esta conquista, que parece pequena, mas é o fim de um problema que se arrastava há muitos anos”, conta Vanderley, acrescentando que a base de apoio da caixa foi construída em cimento armado pelos próprios moradores.
Assentamento Bela Vista
O assentamento Bela Vista tem 54 famílias e cerca de 150 habitantes, que sobrevivem da agricultura familiar. As principais produções agrícolas da localidade são o café e a mandioca. O agricultor Damião Silva Moraes reside no local há 20 anos. “Este é um lugar maravilhoso para viver. Aqui temos escola, igreja, uma comunidade unida e tranquila, e estamos relativamente próximos à cidade. Vivo com minha esposa da produção rural e não temos vontade de ir embora, estamos felizes aqui”, ressalta Damião.
O consultor de Relacionamento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, enfatiza o compromisso da empresa com o diálogo. "Manter um relacionamento transparente e respeitoso com as comunidades presentes nos locais em que atuamos é fundamental. Por isso, implementamos processos estruturados de diálogo qualificado e contínuo, com foco em um dos nossos direcionadores de cultura, que é Gerar e Compartilhar Valor. A Suzano é uma aliada das comunidades e parceira em projetos que fomentam o desenvolvimento e qualidade de vida local”, enfatiza Narcisio Loss.