Suzano promove ações de educação ambiental em escolas municipais de Imperatriz e Açailândia

A iniciativa envolveu 171 estudantes de escolas públicas situadas no Povoado São José da Matança e na Comunidade Pequiá

7/8/24
|
4
min. de leitura
Suzano promove ações de educação ambiental em escolas municipais de Imperatriz e Açailândia

Com o objetivo de conscientizar os estudantes do Ensino Fundamental sobre a importância da preservação das florestas, a Suzano promoveu na última semana, ações de educação ambiental em escolas municipais localizadas nas zonas rurais dos municípios de Imperatriz e Açailândia. O projeto intitulado “Guardiões da Floresta” incluiu atividades lúdicas, brincadeiras, distribuição de lanches, brindes e até um concurso de desenhos com temática ambiental.

Em Açailândia, a ação foi realizada na Escola Municipal Antônio Oliveira Campos, situada no bairro Plano da Serra, Comunidade Pequiá. Já em Imperatriz, a visita aconteceu na Escola Municipal Santo Amaro, localizada no Povoado São José da Matança, zona rural da cidade. Em ambas as escolas, as ações foram desenvolvidas com os(as) alunos(as) do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde, envolvendo ao todo, 171 estudante estudantes.

Durante as atividades, as crianças participaram de dinâmicas interativas, dialogaram com os representantes da empresa, compartilharam suas experiências, aprenderam sobre a atuação ambiental da Suzano e a importância da preservação dos recursos naturais, tudo de forma clara, lúdica e objetiva. Além disso, os(as) alunos(as) receberam uma cartilha contendo os canais da empresa para denúncias de crimes ambientais, bem como, informações sobre como todos e todas podem contribuir com a preservação do meio ambiente, sendo também um guardião da floresta.

Ao final da ação, as crianças foram convidadas a participar de um concurso de desenho com temática ambiental. Os cinco melhores desenhos foram premiados com mudas de hortaliças, representando o compromisso com o meio ambiente.

Neuracy Leite, gestora da Escola Municipal Antônio Oliveira Campos, destaca a importância de abordar a temática ambiental com as crianças da comunidade. "Essa é uma ação grandiosa, pois as crianças daqui têm poucas oportunidades de aprender sobre o assunto. O bairro é bastante limitado, sem praças ou áreas verdes, então a escola acaba se tornando o principal local de convívio e diversão para elas. Quando participam de ações diferenciadas como essa, ficam extremamente animadas e engajadas”, ressalta.

Segundo ela, a escola já trabalha com a temática ambiental em outras ocasiões, mas quando ocorre uma ação externa, o envolvimento dos(as) alunos(as) se torna ainda mais significativo. "Sempre que temos a oportunidade, já introduzimos esses temas em datas comemorativas como o Dia do Meio Ambiente e o Dia da Árvore. Mas quando recebemos uma iniciativa externa, percebemos que ela é valorizada de forma especial pelos(as) alunos(as). Eles se envolvem mais e depois lembram das ações externas como exemplos concretos do que estão aprendendo”, pontua Neuracy.

O projeto Guardiões da Floresta surge como uma iniciativa corporativa comprometida com o fomento da conscientização ambiental que conta com a participação ativa das comunidades vizinhas das florestas da Suzano. As escolas escolhidas para as ações de conscientização ambiental estão localizadas em regiões com altos índices de ocorrências relacionadas à crimes ambientais, como desmatamento ilegal, queimadas e degradação de floresta nativa.

Por meio de uma abordagem preventiva e educativa, as crianças têm a oportunidade de se tornarem defensoras e multiplicadoras de boas práticas ambientais dentro de casa e com a comunidade. "Nosso objetivo é informar e incentivar as crianças a cuidarem do meio ambiente. Elas demonstram grande interesse e o que aprendem aqui podem colocar em prática, compartilhando essa informação valiosa com seus familiares, vizinhança e toda a comunidade", destaca Mauro Rangel, Coordenador de Inteligência Patrimonial da Suzano.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.