
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, recebeu na última semana uma agenda especial do programa Boinas Verdes, uma iniciativa realizada em parceria entre a empresa, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A programação marcou a aula presencial da turma de pós-graduação do programa, reunindo, em Imperatriz, alunos das unidades industriais de Mucuri, Três Lagoas, Imperatriz, Limeira, Ribas, Suzano, Aracruz e Jacareí.
O Boinas Verdes tem como objetivo capacitar consultores e gerentes das unidades da Suzano, promovendo um aprofundamento técnico e estratégico nas áreas de Recuperação e Utilidades. O programa busca formar profissionais qualificados para enfrentar os desafios da indústria, estimulando a troca de conhecimentos entre especialistas e colaboradores de diferentes regiões e especializações. Além do conteúdo técnico, a formação inclui um módulo de soft skills, dedicado ao desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e gestão de pessoas, competências essenciais para a atuação dos profissionais em cargos de liderança nas unidades industriais.
Durante a agenda presencial, a turma participou de uma visita técnica guiada, conduzida pelo professor Fernando Gomes. A agenda incluiu palestras com especialistas, como o Gerente Executivo de Recuperação e Utilidades, Carlos Verciano, e o Diretor Industrial, José Ventura. Também houve uma apresentação sobre segurança com o Coordenador de Segurança Industrial, Klécio Ornellas da Silva, um tour pelo processo produtivo – abrangendo recebimento de madeira, pátio de madeiras, linha de fibras e secagem – e uma revisão do conteúdo abordado no primeiro módulo do curso.
Impacto transformador
Michael Robert Mota, Gerente de Recuperação e coordenador técnico do programa, comenta que a iniciativa tem um impacto transformador na trajetória dos profissionais, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo. “O Boinas Verdes representa o compromisso da Suzano com as pessoas, com o crescimento profissional e com a construção de um futuro mais inovador. Ver esses profissionais, vindos de diferentes unidades, reunidos aqui em Imperatriz para trocar experiências, aprender e se desenvolver, é gratificante. Este foi o primeiro de três encontros presenciais, nos quais os alunos terão uma imersão intensa em conteúdos técnicos. Além disso, alinhado à nossa cultura de Gerar e Compartilhar Valor, essa troca de experiências fortalece a sinergia entre as áreas produtivas de todas as nossas fábricas, contribuindo para um ambiente cada vez mais colaborativo e eficiente.”, destaca.
A iniciativa reforça o compromisso da Suzano com a qualificação e o desenvolvimento contínuo de seus profissionais, fortalecendo sua atuação no mercado e incentivando a inovação dentro do setor. Com o apoio da ABTCP e da UFRRJ, o programa se destaca como um modelo de formação que alia teoria e prática, proporcionando uma experiência enriquecedora para quem participa.