Com o objetivo de contribuir para a ampliação de um mundo empresarial mais inovador e plural, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, destaca suas iniciativas para incentivar e promover o protagonismo e empoderamento das mulheres como empreendedoras, impulsionando a geração de renda, a preservação cultural e o fortalecimento das economias locais.
De acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023, dos 47,7 milhões de empreendedores com intenção de entrar no mercado até 2026, as mulheres representavam 54,6%. Esse resultado mostra um aumento em relação à pesquisa anterior em que os homens ainda dominavam com um percentual de 55%.
Seguindo essa tendência, desde 2017 a companhia incentiva o empreendedorismo feminino e tem investido em projetos e iniciativas que promovam a inclusão e o protagonismo de mulheres no setor econômico, como o Projeto da Associação dos Agroextrativistas Familiares e Solidários do KM 1700, na Zona Rural de Imperatriz, que produz e comercializa produtos derivados do açaí, como bolos, pudins, mousse, brigadeiro, pão, cocada, licor, pavê e coffí (bebida de açaí), e o Projeto Extrativismo Sustentável, do grupo Estrela da Serra, que trabalha com produtos artesanais sustentáveis, como as biojóias confeccionadas a partir de sementes e insumos naturais coletados de maneira responsável, além de sabonetes e artigos de decoração produzidos pela comunidade extrativista.
Somente neste ano, nos estados do Maranhão e Pará, mais de 180 mulheres foram beneficiadas com capacitações para o aprimoramento da produção e tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos no Espaço Sustentabilidade, instalado dentro da fábrica da Suzano em Imperatriz, que até novembro deste ano já arrecadou mais de R$ 44 mil em vendas.
Incentivo ao protagonismo feminino
“A Suzano acredita que incentivar o protagonismo feminino e fortalecer o empreendedorismo entre mulheres é essencial para o desenvolvimento das comunidades. O nosso compromisso é renovar a vida das pessoas e promover o empoderamento feminino, criando oportunidades que ampliem a atuação das mulheres como líderes e geradoras de renda em seus negócios e comunidades. Essa ação reforça um de nossos direcionadores que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, além de estar alinhada com o compromisso de ajudar a retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030” afirma Diego de Souza Carrara, Coordenador de Relacionamento Social da Suzano.
Ana Cristina Nascimento, gerente de saboaria no projeto de Extrativismo Sustentável no Maranhão há um ano, relata como a iniciativa tem mudado a realidade das comunidades locais. “A iniciativa possui a proposta de apoiar a conservação da biodiversidade e ajudar no desenvolvimento socioeconômica das comunidades. Uma das principais ações da empresa foi a inauguração do Espaço Sustentabilidade, que realiza feiras dentro e fora da fábrica, reunindo produtores locais, colaboradores e visitantes de diferentes estados. Esses eventos são uma vitrine para mostrar as nossas práticas sustentáveis e gera reconhecimento do nosso esforço em prol da preservação ambiental. Trabalharemos constantemente para ajudar mais famílias e fazer com que a nossa associação seja reconhecida pelo belíssimo trabalho que fazemos”, menciona.