
Pequenos produtores de mel do município de Dom Eliseu receberam um importante incentivo para fortalecer a produção local. Por meio de uma parceria entre a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, e a prefeitura municipal, serão entregues 48 caixas de apicultura, beneficiando 23 famílias que fazem parte da Cooperativa de Pequenos Produtores do Alto Bonito e Vila Nazaré, impulsionando a geração de renda na região.
A Coagro existe há 11 anos e desde que foi criada trabalha com a meliponicultora, produzindo atualmente 20 mil toneladas de mel por ano. Com a entrega das caixas de apicultura, a cooperativa receberá 15 novos associados, com três caixas cada um, e já faz planos para aumentar a produção anual em 50%.
Para a secretária da Coagro, Zélia Sousa, projetos de incentivo como os que a Suzano desenvolve na região são fundamentais para fortalecer as cooperativas e contribuir com a geração de renda dos pequenos produtores. “Um dos nossos maiores objetivos é aumentar a quantidade de cooperados, gerando uma renda maior na cooperativa e possibilitando que o grupo consiga alcançar o selo estadual, pois até o momento só foi possível garantir o selo do município. Com essa ajuda nós, pequenos produtores, só temos a ganhar, tanto na produção do mel, como também na produção de outros produtos, é um ganho maior”, comemora Zélia.
A parceria entre a Suzano e a Prefeitura de Dom Eliseu prevê que a empresa faça a doação das caixas, enquanto a secretaria municipal de Agricultura ficará responsável pelo treinamento e entrega dos equipamentos de proteção individuais (EPI’s) obrigatórios para esse tipo de atividade, além de acompanhar e avaliar a evolução do processo produtivo. “É uma atividade que contribui positivamente com as dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, porque gera renda e apresenta uma lucratividade relativamente superior, se comparada a outras atividades agropecuárias; a social, porque é fonte de ocupação no campo, contribuindo com a redução do êxodo rural; e a ambiental, porque não degrada e contribui com o aumento da conscientização sobre a importância da preservação da natureza. Portanto, a apicultura é uma atividade econômica que caminha na direção da sustentabilidade”, explica o secretário municipal de Agricultura de Dom Eliseu, Adálio Jr.
Desde 2020, a Suzano tem atuado em várias comunidades de Dom Eliseu com projetos de geração de renda, atendendo dezenas de famílias não apenas na produção de mel, mas com a implantação de viveiros comunitários onde são produzidas mudas frutíferas e florestais nativas do bioma amazônico e nesses viveiros as famílias produzem tanto para uso próprio quanto para comercialização. Na mesma área onde a Suzano instalou o viveiro, a secretaria de Agricultura implantou uma horta mandala para as famílias envolvidas na atividade.
"Um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da Suzano é promover e apoiar o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde estamos inseridos como uma forma de plantar o futuro para as próximas gerações. A entrega dessas 48 caixas de apicultura, em parceria com a Prefeitura de Dom Eliseu, reforça o nosso compromisso em apoiar os pequenos produtores, gerando oportunidades, fortalecendo a economia local e incentivando práticas produtivas que respeitam o meio ambiente. Afinal, acreditamos que só é bom para nós se for bom para um mundo. Focados nesse direcionador de cultura da companhia, seguimos trabalhando para a construção de um futuro cada vez mais sustentável", avalia Rakel Murad, Gerente de Relações Corporativas da Suzano.