Lideranças femininas reafirmam compromisso da Suzano com a diversidade

Empenhada em oferecer um ambiente de trabalho inclusivo, por meio de iniciativas e políticas sociais, a Suzano busca alcançar a meta de ter 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025

3/5/24
|
5
min. de leitura
Lideranças femininas reafirmam compromisso da Suzano com a diversidade

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade, equidade e inclusão e celebra a data com histórias de mulheres que estão à frente de cargos operacionais da empresa.

A Suzano avança em direção a metas importantes que mostram a pluralidade da sociedade na empresa. Um dos compromissos firmados pela empresa, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), é aumentar em 30% a representatividade feminina em cargos de liderança até 2025, visando assegurar a participação das mulheres e a promoção da igualdade de oportunidades. Em 2023, a empresa alcançou 24,9% de mulheres em cargos de liderança (gerência funcional e acima). Essa evolução contínua tem garantido mulheres em posições de liderança em diversas áreas, incluindo os setores operacionais.

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa FSB em 2023, apontou que as mulheres ocupam 29% dos cargos de liderança na indústria brasileira. O dado deixa ainda mais evidente a importância das iniciativas da Suzano, que busca promover a equidade de gênero e a inclusão no ambiente corporativo e que almeja ser protagonista na evolução da sociedade.

"Na Suzano, temos um direcionamento que diz que 'só é bom para nós se for bom para o mundo', e este compromisso com a diversidade é fundamental para que a empresa continue fortalecendo sua cultura organizacional e promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas. Essa busca pela igualdade de oportunidades não apenas fortalece a empresa, mas também contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", relata Aline Carvalho, gerente de Gente e Gestão da Suzano.

Essa jornada de inclusão é impulsionada por programas e iniciativas que reforçam o compromisso da Suzano com a diversidade e equidade de gênero, além de oportunidades de crescimento e reconhecimento profissional. Entre elas, está o "Programa D+", que impulsiona a carreira de mulheres e pessoas negras. Já o programa "Trainee", voltado para a capacitação de recém-formados, atingiu uma representatividade feminina de 74% em 2023. Outro destaque foi o programa Jovens Executivos, voltado à aceleração de carreira de talentos do mercado, para que ocupem cargos estratégicos na Suzano, que em 2023 alcançou 73% de mulheres entre as pessoas aprovadas. Além disso, a participação em organizações como o Movimento Mulher 360, Rede Mulher Florestal e ONU Mulheres consolida a Suzano como referência na promoção da igualdade de oportunidades e em um ambiente de trabalho inclusivo.

Na Unidade de Negócio Florestal de São Paulo (UNF-SP) da Suzano, Bruna Luiza Bento, gerente de Manutenção Florestal, é uma, dentre os vários exemplos de liderança feminina em cargos operacionais.

"Meu papel envolve não só gerenciar a rotina operacional, mas também participar ativamente em reuniões estratégicas e projetos, além de realizar visitas semanais ao campo para garantir a segurança da operação e identificar oportunidades de negócios", conta Bruna que, atualmente, lidera uma equipe de 70 pessoas.

O trabalho realizado por Bruna garante a excelência e segurança dos maquinários e tratores da operação florestal em São Paulo. “Reconheço os desafios adicionais que enfrento, mas também vejo o apoio crescente de colegas femininas e as ações da empresa para promover inclusão, como os Grupos de Afinidades", pontua Bruna.

Ela escolheu essa carreira por influência do pai, um engenheiro que sempre foi sua inspiração. "Os desafios de ser uma mulher nessa função é que na operação ainda somos minoria e a responsabilidade de trazer a ótica feminina traz uma carga adicional. Porém, é nítido que esse número vem crescendo cada vez mais, o que traz um conforto de ter boas parceiras no caminho. Hoje, minha líder é uma mulher, por exemplo."

Ao oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional igualitárias, a Suzano fortalece suas equipes e impulsiona o progresso organizacional como um todo. "Aqui, observo uma cultura de apoio mútuo entre mulheres, algo que agora busco promover também fora da empresa, pois acredito que juntas somos mais fortes", ressalta Bruna.

Por meio de histórias como a de Bruna, a Suzano reitera seu compromisso em impulsionar o crescimento pessoal e profissional das colaboradoras, contribuindo para um ambiente de trabalho diverso e inclusivo.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.