O Dia Internacional da Educação, simbolicamente comemorado em 24 de janeiro, é uma data que pode passar despercebida pela maioria da população. No entanto, a educação, como tema essencial, deve ser debatida diariamente. Ela está refletida na história do Brasil, assim como seus desafios e avanços ao longo dos anos. Assim, esta data se torna um importante lembrete para grandes empresas e o poder público refletirem sobre o que estão fazendo e o que ainda podem fazer para garantir a entrega da base de qualquer sociedade: a educação de qualidade.
O último levantamento Global Education Monitor, da Ipsos, realizado em outubro de 2024, constatou que 47% dos brasileiros consideram a educação no país ruim. A mesma pesquisa também apontou que 49% das pessoas acreditam que a educação seja um dos pilares para a redução das desigualdades sociais, visto que o principal desafio citado por quem participou do estudo é exatamente o acesso desigual à educação básica.
Ciente de tudo isso, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, que tem meta de retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza até o ano de 2030, é uma das grandes incentivadoras da educação em estados que atua (Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Maranhão e Mato Grosso do Sul). A companhia acredita que, para erradicar a miséria, é crucial interferir estruturalmente na educação. Para que crianças e jovens continuem estudando, são necessárias oportunidades que gerem um aumento de renda das famílias. Nesse sentido, a Suzano investe na melhoria da qualidade do ensino público por meio do Programa Suzano de Educação (PSE), que já beneficiou mais de 250 mil pessoas pelo Brasil.
“Transformar a educação pública é uma das formas mais eficazes de reduzir desigualdades e gerar oportunidades. Queremos fortalecer os territórios educativos para que crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade e possam sonhar com um futuro melhor. É investindo na formação de professores, gestores e no engajamento comunitário que vamos superar os desafios e promoveremos uma cultura de paz”, afirmou Gerson Peixoto, Coordenador de Relacionamento Social da Suzano no Espírito Santo.
O Programa Suzano de Educação na região de Aracruz
Criado em 2020, o PSE visa qualificar as práticas de gestão em prol de uma educação de qualidade social nos territórios, atua na implementação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e proporciona a formação integral de estudantes nas diferentes etapas da vida, considerando os aspectos intelectual, físico, emocional, cultural e social. A qualificação profissional de dirigentes municipais e suas equipes técnicas, gestores(as) escolares e professores(as) de escolas públicas tem sido o foco do PSE, bem como a articulação entre setores (educação, saúde e assistência social) e o estímulo para que famílias e comunidades participem mais do cotidiano escolar.
O PSE na região de Aracruz é realizado em três municípios: Aracruz, Fundão e João Neiva, que juntamente com Linhares (município convidado), integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação, nomeado como ADE Piraquê Açu. Tal Arranjo possui metas no seu planejamento estratégico, como a aprendizagem dos estudantes, a institucionalização do grupo intersetorial para formação de um território educativo e o fortalecimento da rede de proteção para instituir uma cultura de paz. No contexto geral, mais de 76 mil pessoas foram beneficiadas pelo Programa no Espírito Santo, entre equipes técnicas, educadores e alunos.
No último mês de novembro, a Suzano realizou o Seminário de Boas Práticas do Programa Suzano de Educação, um encontro periódico que a empresa promove a fim de debater temas acerca da educação e verificar ações e resultados anuais. Destaque para o Protocolo de Enfrentamento à Violência nas Escolas, documento construído pelas cidades que compõem o ADE Piraquê Açu em resposta ao massacre de Aracruz ocorrido em 2022 e à brutalidade que assola o ambiente escolar. Entre os participantes, a inspetora escolar, pedagoga e recém nomeada Secretária Municipal de Educação de João Neiva, Rejiane Ebert de Aranti, destacou as contribuições do evento.
“O Seminário de Boas Práticas nos levou a refletir sobre as diversas atividades desenvolvidas no decorrer das formações realizadas em 2024. Pudemos perceber o quanto avançamos nas dimensões, metas, estratégias e atividades previstas no plano estratégico, e principalmente no desenvolvimento das competências voltadas ao fortalecimento da intersetorialidade”, fomentada nas formações do aprendiz, ressaltou.