Artesanato de São Mateus (ES) é destaque em documentário audiovisual

Produção “Mãos e Mentes Mateenses” explora a contribuição do artesanato para a economia local e preservação da memória cultural

2/17/25
|
3
min. de leitura
Artesanato de São Mateus (ES) é destaque em documentário audiovisual

A cultura do artesanato ganha destaque em um novo documentário audiovisual intitulado "Mãos e Mentes Mateenses", que busca revelar as histórias por trás das mãos talentosas e das mentes criativas que moldam a identidade cultural do município de São Mateus (ES). Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Suzano e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), o projeto, que será lançado nos dias 21 a 23 de fevereiro, na Feira Cores e Sabores de Guriri, celebra a economia criativa e o impacto do artesanato no desenvolvimento socioeconômico da região.

De acordo com a produtora Clemia Soares Santana, a produção mergulha na vida dos artesãos locais, destacando todo o processo de criação: da concepção e inspiração à produção e comercialização das peças. Além disso, a obra explora a contribuição do artesanato para a economia local, sua relevância na preservação da memória cultural e sua capacidade de integrar gerações.

Uma das entrevistadas pelo projeto é Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, que atuou como consultora de Relacionamento Social da Suzano no Norte do Espírito Santo. "A companhia está presente há muitos anos na região e tem uma relação próxima e de respeito com os povos originários e tradicionais, respeitando sempre a cultura e os saberes locais. Prova disso, são os projetos incentivados pela empresa em parceria com as associações quilombolas e comunitárias, que fomentam as produções artesanais e o empreendedorismo dentro das comunidades. Esse documentário vai dar luz ao rico trabalho artesão, que é tão importante para a renda de famílias e para a manutenção de tradições ancestrais", ressalta Rafaela.

Exibição no cinema

Para celebrar o Dia do Artesão, o documentário “Mãos e Mentes Mateenses" terá uma exibição especial e aberta ao público no Cine Ritz São Mateus, marcado para o dia 19 de março. Este evento vai reunir artesãos, parceiros e a comunidade para um momento de valorização e reconhecimento da cultura local.

A produção audiovisual também terá espaço na Feira Cores e Sabores, em Guriri, entre os dias 21 e 23 de fevereiro. No local, haverá um stand institucional, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o documentário, interagir com os artesãos participantes e ter acesso a materiais exclusivos do projeto.

Histórias que emocionam e inspiram

A produção conta com depoimentos emocionantes de artesãos locais, empresários e entidades que apoiam a cultura e a economia criativa. Empresas e organizações locais também compartilham suas experiências, demonstrando como o artesanato fortalece a economia criativa e a sustentabilidade na região.

Conforme Clemia Santana, entre os objetivos do projeto está a valorização do artesão; reconhecer a importância dos artesãos na preservação da cultura e na geração de renda; promover a economia criativa e mostrar o impacto do artesanato na mobilização de recursos e na redução do desemprego; e sensibilização do público por meio da aproximação das pessoas do universo do artesanato, reforçando o pertencimento cultural.

Serviço

21 a 23 de fevereiro: stand do documentário na Feira Cores e Sabores – Edição Guriri

19 de março: exibição do documentário no Cine Ritz São Mateus, no Shopping São Mateus

Acompanhe as atualizações no Instagram: @maosementessm

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.